Transborda Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea
29 de julho de 2016 - A segunda edição do Prêmio Transborda reúne na Caixa Cultural um total de 28 trabalhos realizados por 20 artistas nascidos ou radicados no Distrito Federal e oferece um panorama da produção local.
Selecionadas pelos curadores Fernanda Lopes, Moacir dos Anjos, Agnaldo Faria, Marília Panitz e Divino Sobral, as obras trazem uma variedade de suportes e linguagens que refletem, também, a produção nacional.
Segundo Fernanda Lopes, Brasília está presente nos trabalhos, mas nunca de maneira explícita. “É um panorama bem rico, mas é uma arte bem brasileira. Não acho que exista separação entre a produção local e o resto do Brasil. Talvez exista uma separação na questão do mercado”, explica. As diferenças de mercado podem ser interessantes porque estimulam os artistas a buscar caminhos criativos e confere uma certa liberdade ao processo.
“No fim das contas, é uma produção muito viva, que vai por caminhos diferentes e que não se prende a imagens clássicas, a clichês. Você vê a cidade nas obras, mas não de maneira ilustrativa”, avisa. Os curadores não dividiram a exposição em núcleos temáticos.
SERVIÇO
Transborda Brasília — Prêmio de Arte Contemporânea
Mostra dos trabalhos de 20 artistas selecionados. Visitação até 21 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 21h, na Galeria Vitrine da Caixa Cultural (SBS Q. 4 lts. 3/4)
Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense