Liberte o artista em você e mergulhe no mundo das artes

11 de agosto de 2016 - “As pessoas buscam inspiração para suas vidas nas artes”. A frase é do colaborador da Área de Gestão Administrativa (Agead) Gustavo Gusso, que diz já ter feito muitas escolhas influenciado pela arte, seja pela percepção das cores, reflexões, emoções despertadas ou pela simples estética. “As artes nos convidam a pensar e agir com horizontes mais amplos e com maior sensibilidade e criatividade”, diz.  

O Dia Nacional das Artes é comemorado anualmente no Brasil em 12 de agosto. A data surgiu com o Decreto nº82.385 de 5 de outubro de 1978 e a Lei nº 6.533 do mesmo ano, que regulamentaram a profissão de artista. 

Para o apreciador Gustavo, as artes expressam a forma como o artista percebe a vida e o mundo ao seu redor. São, portanto, uma representação da vida.

Eclético, o colaborador gosta, além da pintura, de fotografia, escultura e da arquitetura em seus aspectos artísticos. Entre os estilos favoritos, estão o impressionismo, o cubismo, o surrealismo e o modernismo, com destaque para os artistas Monet, Van Gogh, Mondrian e Miró. Já na arquitetura, cita as escolas de Bauhaus, Le Corbusier, Niemeyer e Santiago Calatrava.

data-cke-saved-src=/uploads/images/imagem%201(1).jpg

data-cke-saved-src=/uploads/images/imagem%202.jpg
Imagens: divulgação

Para os brasilienses, Gustavo dá a dica aos amantes das artes: visitar o Espaço Cultural da Caixa, o Museu Nacional e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). “O CCBB é interessante inclusive para passear e levar crianças para brincarem e terem contato inicial com as artes. Sempre vale conferir o que está exposto nesses lugares”, sugere.  

  Confira a agenda artística de Brasília e se perca no mundo das artes e seus artistas:

- Exposição Auguste Rodin – O Despertar Modernista

data-cke-saved-src=/uploads/images/imagem%203(1).jpg
Foto: divulgação 

Em cartaz na Galeria Marcantonio Vilaça, do TCU, a partir de 17 de agosto. Esculturas e fotografias sobre o artista e sua obra estarão expostas. Parte do acervo vem especialmente do Museu Rodin, em Paris. Terá entrada franca e ficará em cartaz até 5 de novembro.

De 17/8 (quarta) a 5/11 (sábado). Terça a sábado, das 9h às 19h. No Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Edifício-sede do Tribunal de Contas da União — SAFS, Quadra 4, Lote 1).

- Mostra na CAL – Manual de Sobrevivência de Breves Utopias

data-cke-saved-src=/uploads/images/imagem%204.jpg
Imagem: divulgação

Obras de 22 artistas que lecionaram ou lecionam no Instituto de Artes da Universidade de Brasília compõem a mostra que fica em cartaz até o dia 21/8 nas galerias da Casa da Cultura da América Latina da UnB, no Setor Comercial Sul.  Há trabalhos de ex-professores, como Alcides da Rocha Miranda, Athos Bulcão, Leo Dexheimer, Maciej Babinski e Marília Rodrigues

Até 21/8 (domingo). Segunda a domingo, das 9h às 19h. Na Casa da Cultura da América Latina da UnB — CAL (Setor Comercial Sul, Quadra 4, Edifício Anápolis, 3321-5811). Entrada franca.

- Mostra no CCBB - Zeitgeist– Arte da Nova Berlim

data-cke-saved-src=/uploads/images/imagem%205.png
Foto: Divulgação

A exposição “Zeitgeist – Arte da nova Berlim”  reúne, pela primeira vez no Brasil, um panorama consistente da respeitada comunidade artística de Berlim, traduzindo o espírito de uma época marcada por contradições e reinvenções. A mostra reúne pintura, fotografia, videoarte, performance, instalação e a cultura dos clubs berlinenses, na visão de 29 renomados artistas.

Até 12/10. Quarta a segunda, das 9h às 21h. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2). Entrada franca.

- Panorama Vera Sabino na Caixa Cultural

data-cke-saved-src=/uploads/images/imagem%205.jpg
Imagem: Divulgação

Reunindo obras representativas dos 50 anos de carreira de Vera Sabino, a exposição mostra as raízes folclóricas e o universo mítico-mágico da artista por meio de suas pinturas. Em representações figurativas, a artista homenageia a colônia e os imigrantes do país em temas como natureza, feminino e religião; aliando a literatura ao seu trabalho com a inspiração nos poemas sulistas registrados ao lado de cada obra da mostra.

Até 04/09. Terça a domingo, das 9h às 21h. Galerias Piccola I e II. Entrada franca 

- Exposição Imanência – Embaixada da Colômbia

data-cke-saved-src=/uploads/images/imagem%206.jpg
Imagem: divulgação 

O pintor Pablo Manrique nasceu em Bogotá, em 1984.Fez seus estudos artísticos na capital colombiana e os complementou em Havana, Cuba. Logo após voltou ao seu país de origem para estudar Artes com Mestre Armando Villegas.Pablo já apresentou suas obras nos varios museus e galerías da Colômbia, tais como: MoMA – Cartagena das Índias e museu Enrique Grau – Bogotá entre outros.

Até 15 de setembro na Embaixada da Colômbia, Av. das Nações - St. de Embaixadas Sul Quadra 803 Lote 10. Segunda a Sexta, das 09h às 13h e de 15h às 18h. Entrada franca.  


Museu Egípcio Itinerante no Conjunto Nacional

data-cke-saved-src=/uploads/images/imagem%207.jpg
Foto: divulgação

Para toda a família, a exposição Museu Egípcio Itinerante e uma verdadeira aula ilustrada da história do Egito Antigo e todas as suas belezas. A mostra apresenta uma visão ampla da terra dos faraós em um acervo com aproximadamente 200 esculturas, incluindo múmias, sarcófagos, estátuas de deuses, faraós, rainhas e pinturas sobre papiros. Dentre as atrações, o visitante poderá assistir ao Espetáculo de Som e Luzes, em que deuses e faraós contam sua própria história, além de palestras e a demonstração sobre fabricação de papiros. 

Até o dia 06 de setembro, no Conjunto Nacional (SDN CNB - Conjunto A - Asa Norte), 2º piso, de segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos, das 12h às 21h. Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Área de Gestão da Comunicação