Confira orientações da Aproj para uma gestão de custos mais eficiente dos projetos
Por Giovanna Lopes
02 de agosto de 2016 - Você já gerenciou um projeto em que o orçamento ultrapassou o valor estimado? Ou que você não sabia quanto havia gasto? Problemas orçamentários constituem um fator crítico de insucesso em um projeto. E muitos desses problemas existem em função de prazos impraticáveis ou de falhas na previsão e monitoramento dos recursos.
Por isso, na fase de planejamento de um projeto, a gestão de custos é essencial para que o orçamento não ultrapasse o valor estimado. Assim, confira algumas orientações da Área de Gestão de Projetos (Aproj), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para uma gestão de custos mais eficiente.
- A Aproj vai orientar o gerente a encaminhar um e-mail para a líder da Área de Gestão Administrativa (Agead) informando que o projeto foi aprovado pela Diretoria e será iniciado, pois a medida que os custos forem sendo confirmados, a Agead precisará ser informada.
- Depois, o gerente precisa fazer uma estimativa de custos do projeto. E lembre-se: estimativas muito valorizadas poderão conduzir o projeto ao desperdício de recursos.
- Após listar os custos, o gerente deverá agregar esta lista as atividades do cronograma. A ferramenta EPA permite este vínculo e a equipe da Aproj está orientando cada gerente como fazer.
- Já na fase de execução, o monitoramento dos custos é fundamental. Por isso, nas reuniões de acompanhamento do projeto com um colaborador Aproj, o gerente deverá apresentar uma planilha de despesas realizadas e planejadas.
- Na fase de encerramento do projeto, a prestação de contas deverá ser feita por meio de relatório de despesas solicitado para a Agead. Ao gerente cabe analisar esse relatório contábil e fazer suas considerações.
Área de Gestão de Projetos – Aproj
Os colaboradores Antônio Luiz Machado, Euzelina Nazarete Sousa, Uelton Aguiar Ricardo e Carla Bueno Gonzalez Pena, líder da Área, estão sempre à disposição para o esclarecimento de dúvidas sobre projetos.
Cada projeto do CFMV é acompanhado por um dos colaboradores da Área, que orienta os gerentes na execução de todo o trabalho.
Confira outras dicas importantes para a execução de projetos no CFMV em matérias já produzidas pela Ascom:
Agenda de reuniões dos projetos: atenção para o seu cumprimento!
Confira dicas importantes para a execução e apresentação de projetos no CFMV
Área de Gestão da Comunicação