Obras de Auguste Rodin em Brasília
19 de agosto de 2016 - Um dos escultores mais famosos da história, Auguste Rodin é um dos poucos artistas que dividiram a trajetória da linguagem artística na qual atuaram. O mestre que fundou a escultura moderna merece agora uma exposição na Galeria Marcantonio Vilaça, do Tribunal de Contas da União (TCU). Até 5 de novembro será possível conhecer de perto esculturas e fotografias do mestre que alia originalidade e ousadia.
Sob curadoria de Marcus de Lontra Costa, a exposição Auguste Rodin – o despertar modernista é dividida em dois segmentos. No primeiro está um conjunto de 14 esculturas. No segundo, fotografias vindas especialmente do Museu Rodin, na França, e outras que integram o acervo da Pinacoteca de SP, num total de 36 imagens, selecionadas para informar o espectador sobre a vida e a obra do grande mestre.
Auguste Rodin sintetiza, em seu trabalho, tradição e invenção. Em suas obras de pequeno porte, torções e movimentos de referência expressionista acentuam a sensualidade e a poética do mestre. Obras como O beijo e O Pensador atuam no imaginário coletivo como marcos da comunicação estética da cultura ocidental.
Serviço
Auguste Rodin – O despertar modernista – Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, Edifício-Sede do Tribunal de Contas da União (SAFS, Quadra 4, Lote 01 – Brasília/DF). Visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 19h, até 5 de novembro. Entrada franca. Classificação indicativa livre
Área de Gestão da Comunicação