Recém-criada, Comissão Nacional de Alimentos se reúne no CFMV e planeja atuação

20 de outubro de 2016 - Os integrantes da Comissão Nacional de Alimentos do Conselho Federal de Medicina Veterinária se reuniram nos dias 17 e 18 de setembro, na sede do CFMV, em Brasília.

Na ocasião, a médica veterinária Valéria Rocha Cavalcanti foi eleita presidente da CNAL/CFMV. Além dela, fazem parte da comissão os médicos veterinários Alexander Welker, Gisela Cornelia Hutten, Marili Gramolini e Ricardo Moreira Calil.

data-cke-saved-src=/uploads/images/A89A0590.jpg

Foto: Ascom/CFMV

“Vamos trabalhar para inserir, cada vez mais, os profissionais na área de alimentos, despertando nos médicos veterinários o interesse por uma área tão importante e que, às vezes, por desconhecimento, não é ocupada”, afirma a presidente da CNAL/CFMV, Valéria Cavalcanti.

Os integrantes da comissão ressaltam que é preciso se preparar para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, mas que também oferece oportunidades. “O mercado está cada vez mais abrangente e precisando de profissionais qualificados”, afirma Valéria Cavalcanti.

Além disso, a CNAL/CFMV irá trabalhar para incentivar a criação de comissões similares nos Conselhos Regionais. 

Semana Mundial da Alimentação

A CNAL/CFMV se reuniu na semana em que diferentes países fazem atividades especiais em comemoração à Semana Mundial da Alimentação. A cada ano a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) escolhe um tema a ser discutido. Em 2016 a FAO chama a atenção para as adaptações necessárias diante dos impactos gerados pelas mudanças climáticas.

Os médicos veterinários e zootecnistas estão diretamente envolvidos na produção de alimentos. O aumento da produtividade alcançado na produção de carne, por exemplo, é alcançado graças à alta tecnologia, nutrição, genética, biosseguridade, entre outros.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro e teve como origem o aniversário de fundação da FAO.

Leia mais: CFMV cria Comissão Nacional de Alimentos 

Olimpíadas 2016: Fiscalização de alimentos conta com o trabalho de médicos veterinários

Área de Gestão da Comunicação