Ficar em forma para o verão não precisa ser caro. Saiba como!

21 de novembro de 2016 -  As academias estão caras ou as pessoas não têm tempo de se deslocar até elas. Mas não há necessidade de se inscrever em um plano para manter um estilo de vida saudável, perder peso de olho no verão ou até ganhar massa, existem opções com baixo custo para fazer exercícios em áreas verdes ou até mesmo dentro de casa.

Hugo Albuquerque, educador físico e criador do Personal em casa, diz que é possível realizar exercícios com objetos facilmente encontrados em casa. “Para os exercícios de puxar, as pessoas podem usar os pacotes de 1kg de feijão ou 5kg de arroz, por exemplo”, afirmou.

O educador explicou que a ideia é trabalhar com os movimentos do corpo, do dia a dia, como, por exemplo, se apoiar numa cadeira e fazer flexão de pé, trabalhando a panturrilha ou o movimento de empurrar o parapeito da janela ou o sofá, fazendo a flexão de braço.

Suzana Diegas faz exercícios em casa com acompanhamento de uma profissional há um ano, devido à rotina agitada e não se vê numa academia novamente. “Eu já fiz vários esportes, mas, como eu tenho uma filha pequena e trabalho, não conseguia conciliar. Eu realmente estava um pouco cansada de academia. Então eu procurei, estava com um pouco de receio, mas o custo-benefício é excelente e a comodidade vale a pena”, explicou.

Carla d´Arcanchy é personal trainer e ressalta que os exercícios funcionais, mesmo feitos em casa, podem ser eficazes para a perda de peso, fortalecimento muscular e flexibilização das articulações também.

Esses exercícios podem ser realizados por pessoas de qualquer idade, mas são bastante procurados por idosos, que têm uma melhoria nas tarefas do dia a dia, segundo Hugo Albuquerque. “Os idosos vão fazer movimentos que realizam no dia a dia e isso melhora a qualidade de vida, o bem-estar e dá autonomia para essas pessoas”, afirma.

Outra razão, segundo Carla d´Arcanchy, é que as pessoas estão cansadas de precisar fazer exercício em uma academia, um ambiente fechado, e estão preferindo atividades ao ar livre ou usando o ambiente ao redor. Desde que saiu da academia e passou a realizar exercícios em casa, Suzana Diegas se sente melhor. “Nesse período eu percebi uma melhora na qualidade de vida e também na condição física, satisfação e maior autoestima”.


SERVIÇO

Exercícios para se fazer dentro de casa

Panturrilha: flexão na ponta do pé, apoiado em uma cadeira ou no parapeito da janela

Braço: flexão no parapeito da janela ou no sofá. Movimento de empurrar o parapeito da janela

Movimento simples como levantar e sentar na cadeira
Movimentos de puxar ou remada com pacotes de arroz (1kg ou 5kg)

Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense