Talentos CFMV: o pensador Uelton Aguiar

Por Giovanna Lopes

08 de dezembro de 2016 -  Não é segredo para ninguém que saber escrever bem é fundamental em qualquer ocasião, seja no dia a dia do trabalho ou na rotina pessoal, em que as redes sociais fazem parte de nossas vidas.

E que caminho percorrer para se chegar a um bom texto? Repassar para o papel ou a tela o que existe na sua cabeça, às vezes, é mais complicado do que se parece! A recomendação que nós, da equipe da Área de Gestão da Comunicação (Ascom), damos, é: apenas comece, você aprende praticando!

E foi assim, começando, que mais um talento surgiu no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)!  “Comecei em 2013, quando escrevi um desabafo sobre a morte do meu irmão, Alex, de 29 anos, vítima de um acidente de trânsito”, relata Uelton Aguiar, colaborador da Área de Gestão de Projetos (Aproj) sobre o início de sua paixão pela escrita.

Uelton escreve não só quando precisa elaborar um projeto na Aproj, mas também para desabafar sobre os seus sentimentos e sensações existenciais.

“Escrevo sobre aquilo que estou sentindo ou percebendo no momento. Geralmente são ensaios que falam sobre mim, minha família, amigos, política e teologia”, explica Uelton.

 

data-cke-saved-src=/uploads/images/Uelton.JPG

Foto: acervo particular do colaborador – Uelton com seus dois filhos em um momento familiar

 

Enquanto Uelton se deleita nas palavras, ele gosta de escutar música, pois considera que a canção o torna mais sensível e libera seu processo criativo. Existem estudos que comprovam que ouvir música antes de fazer algum trabalho pode facilitar o fluxo de pensamentos. 

“Para mim escrever é um presente de Deus. Acho que é a coisa que mais me deixa realizado enquanto ser humano pensante. As pessoas que mais admiro são justamente as que sabem escrever”, comenta o colaborador.

Quando questionado sobre seu escritor predileto, ele não hesita: “É o historiador John Dominic Crossan. Ele consegue escrever com profundidade e simplicidade ao mesmo tempo. Minhas leituras preferidas são sobre Teologia  - conteúdo mais técnico e não devocional -  e, atualmente, estou lendo poemas de Fernando Pessoa”, completa Uelton.

Quem está curioso para ler algo que Uelton já escreveu, basta segui-lo em seu Facebook particular. A página é o local onde ele gosta de escrever e divulgar seus textos. Inclusive, foi lá que a Ascom descobriu mais esse talento do CFMV, com uma declaração emocionante que ele fez para sua esposa, no dia do aniversário dela. Segue um pequeno trecho:

... “Não somos um casal perfeito e nem queremos ser, mas já estamos há quase 12 anos juntos. Gostar e odiar (gostodeio) são sentimentos efêmeros, mas o que realmente sinto por você é AMOR e ADMIRAÇÃO, isso é perene..." E completa: “Uma vez fiz uma declaração para minha esposa e ela perguntou se eu copiei de algum lugar! ”, conta Uelton, dando boas risadas.

 

Série Talentos CFMV

Os talentos dos colaboradores do CFMV vêm sendo mostrado pela Ascom em uma série de reportagens. Confira:

Talentos do CFMV: a tenista Luciana Morcelles

Talentos do CFMV: o chef Josemar Aragão

Talentos do CFMV: o escritor Carlos Pontes

Talentos do CFMV: a cantora Clarissa de Brito

Talentos do CFMV: o músico Marcos Paulo

Talentos do CFMV: a pintora Jaqueline Chaves

Talentos do CFMV: o judoca Antônio Filho

 

Estamos à procura dos talentos do CFMV! Se você gosta de escrever, compor, pintar, fotografar, tocar um instrumento, dançar, fale com a gente que faremos uma entrevista com você. Participe e conte para nós seu talento!

 

Área de Gestão da Comunicação