O verão começou oficialmente no Brasil e desperta o desejo de sol, praia e água fresca. Veja algumas opções

22 de dezembro de 2016 - Quem mora na capital federal vive, praticamente, o ano todo no verão. Temperaturas muito elevadas, na contramão da umidade, que está sempre lá embaixo. Mas é justamente próximo ao verão que os brasilienses experimentam dias mais frescos, com várias pancadas de chuva. Para quem gosta de calor, esse é mais um motivo para sair do quadrado quando se tem uns dias de folga na estação mais esperada do ano.

São quase três meses para aproveitar todas as belezas naturais do Brasil e as condições que a época mais quente oferece: dias mais quentes e mais longos — e em algumas regiões ficam ainda mais longos por causa do horário de verão. Não é difícil, no fim do dia, o sol dar lugar a um pouco de chuva, mas apenas o suficiente para dar uma refrescada.

Pelo fato de o Brasil ser um país tropical, com temperaturas médias acima de 18ºC ao longo de todo ano, os dias se tornam ainda mais quentes no verão. Se ir à praia ou passar o dia ao ar livre já era uma boa ideia em outros períodos, no verão é quase uma obrigação. Assim, separamos algumas opções de destino para aqueles turistas que gostam de aproveitar, ao máximo, o calor da estação.

Bombinhas, Santa Catarina
Da areia da Praia das Quatro Ilhas, é possível ver as ilhas de Macuco, Galés, Deserta e Arvoredo, por isso o nome. Mas, entre os moradores mais antigos, o local ainda é lembrado como Praia de Fora, por estar em mar aberto. Preservada pela restinga, a praia tem 1 km de extensão e é a preferida dos surfistas. A Quatro Ilhas também atrai turistas interessados em conhecer melhor a história da cruz fincada nas areias do lugar. Dizem que dois pescadores encontraram o objeto religioso no local e resolveram enterrá-lo na praia. O ano do acontecimento foi farto, e muitas tainhas foram pescadas na região. Logo, os moradores associaram a descoberta da cruz à boa sorte e passaram a ornamentar o objeto.

Barra do Sahy, São Paulo
No município de São Sebastião, o destino é uma boa opção para famílias com criança por causa do mar calmo e da formação de piscinas naturais, próximas aos rochedos do Canto Bravo. Não deixe de aproveitar também o Rio Sahy, que banha a Capela da Vila Caiçara. A Barra do Sahy tem poucas pousadas e hotéis, o que a torna bem mais tranquila que as cidades vizinhas famosas, como Juquehy e Maresias.

Búzios, Rio de Janeiro
Apesar de o verão ser sinônimo de praias lotadas, ainda é possível encontrar alguns lugares de paz a beira mar. Escondida na badalada cidade carioca está a praia selvagem de José Gonçalves, perfeita para quem gosta de aproveitar só o que a natureza tem a oferecer. Sem energia elétrica ou banheiros, e com apenas uma barraquinha de comidas e bebidas, José Gonçalves basta com seu mar azul, areia deserta e intocadas fauna e flora. O turista que quiser aproveitar esse paraíso também pode levar água, comida, e o que mais precisar para passar o dia, sem esquecer — é claro — de recolher todo o lixo na hora de ir embora.

Ilha do Marajó, Pará
Na foz do Rio Amazonas, o arquipélago recebe o título de maior do Brasil e o maior fluviomarítimo do mundo. A ilha oferece diversos destinos para os turistas; Salvaterra é um deles. Entre os pontos turísticos do distrito estão as praias de Joanes, do Pescador e as Ruínas Históricas de Joanes. Já no município de Soure, é possível fazer um passeio pelo manguezal e andar de búfalo na Fazenda São Jerônimo.

Jalapão, Tocantins
Nem só de praia de mar é feito o Brasil. As de água doce são muitas e garantem a diversão de quem está longe do oceano. A prainha do Rio Novo, por exemplo, tem areia branca e água transparente, igual a muita praia brasileira. Estique o passeio e conheça a cachoeira Velha, o Fervedouro do Soninho —  poço em que o banhista não afunda — e as Dunas do Jalapão, cercadas pela Serra do Espírito Santo.

Itacaré, Bahia
A origem da vila de pescadores é uma aldeia indígena, que foi colonizada pelos portugueses em 1530. Hoje, o destino recebe turistas de vários cantos do país, em busca das praias e da vida noturna de Itacaré. No total, a cidade tem cerca de 15 praias — algumas de fácil acesso e outras em que é preciso pegar trilhas para chegar. Outros pontos turísticos imperdíveis são o Foral da Concha e a Ponta do Xaréu.

Genipabu, Rio Grande do Norte
O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu é um dos cartões-postais do estado e está a 20km da capital. Lá, o turista encontra praia de água morna e calma, dunas, lagoa e área de proteção ambiental. É famoso pelos passeios de jipe e dromedário, e pela prática de esquibunda (escorregar nas dunas sentado em uma prancha). Quem visitar Genipabu pode passar o dia e voltar para Natal ou ficar em algumas das pousadas e hotéis da região.

Destinos desejados
Os brasileiros têm destinos preferidos para aproveitar a estação longe de casa.

» Gramado, Rio Grande do Sul
» Porto de Galinhas, Pernambuco
» Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
» Maragogi, Alagoas
» Florianópolis, Santa Catarina
» Maceió, Alagoas
» Porto Seguro, Bahia
» Natal, Rio Grande do Norte
» Jericoacoara, Ceará
» Fortaleza, Ceará

Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense