Parque Nacional de Brasília oferece trilhas que escondem paisagens belíssimas

20 de janeiro de 2017 -  O verão traz a temporada de férias, viagens e curtição. Para os aventureiros, é a época perfeita de explorar a natureza. E aos que não conseguiram arrumar as malas e partir pelo mundo, a capital oferece locais para quem deseja ter um contato mais íntimo com a natureza.

O Parque Nacional de Brasília, popular Água Mineral, oferece, além das piscinas, trilhas para quem gosta de se aventurar. A Trilha da Capivara tem extensão de 1.300 metros. Ao longo da caminhada é possível ver espécies de plantas e animais nativas do cerrado. A administração do parque recomenda o uso de roupas e calçados adequados para caminhada. O percurso está diariamente aberta à visitação.

Já a Cristal Água é maior, com 5 quilômetros de extensão. Nessa trilha, é possível ter um deslumbre ainda maior da fauna e da flora do cerrado, preservadas no parque. Devido à extensão do caminho, foi criada uma parada com sombra. O ponto é ideal para descansar e contemplar a natureza à beira do córrego Cristal Água. Para os aventureiros, é importante levar uma garrafa com água e usar roupas e calçados adequados. O percurso é aberta a visitação todos os dias, das 6h às 15h30.

Ambas as trilhas são consideradas de pequena dificuldade. A da Capivara pode ser percorrida em 20 minutos e a Cristal Água em pouco mais de 1 hora de caminhada. O parque fica aberto à visitação todos os dias, das 8h às 16h, com uma tolerância permitida até as 17h. Visitantes que tenham ingressos para entrada mensal podem entrar às 6h.


Para cuidar da alma
Nem só de trilhas é feito o parque. Há outras atrações para aqueles que buscam relaxar. As duas piscinas de água corrente oferecem descanso e refrescância para os visitantes. Elas são constantemente renovadas graças às nascentes que cortam o parque.

O Centro de Educação Ambiental oferece ao visitante informações sobre o parque e conta com uma exposição interpretativa e maquetes. A Ilha da Meditação é um local muito procurado, principalmente no início da manhã, pois se encontra no meio da vegetação, tendo sido construída aproveitando-se do terreno de uma pequena represa que abastece os espaços de visitação do parque. Em todos esses ambientes é possível contemplar vários animais e plantas do cerrado.

SERVIÇO
Parque Nacional de Brasília

(Via Epia BR-040 – Setor Militar Urbano; 3233-4553). Diariamente, das 8h às 16h. Visitantes que tenham ingressos para entrada mensal podem entrar às 6h. Ingressos a R$ 13 (individual) ou R$ 130 (mensal).


Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense