Confira algumas dicas para melhorar a sua comunicação como líder

Por Giovanna Lopes

31 de janeiro de 2017 – Você, líder, já parou para analisar como está a sua comunicação com a sua equipe? A área responsável pela comunicação da empresa tem papel importante na divulgação de informações aos colaboradores, mas os líderes também precisam desempenhar uma comunicação eficaz com o seu time!

Uma comunicação ruim na equipe traz perda de tempo com retrabalho, mal-entendidos, perda de motivação e até desgastes nas relações. Por isso, saber comunicar é uma das qualidades mais importantes que um líder precisa para ser bem-sucedido em sua missão.

Por mais que você ache que esteja transmitindo tudo da forma correta, há sempre mais para aprender, independente do seu cargo. Por isso, seguem algumas dicas para ajudá-lo a melhorar a sua comunicação. As dicas são da Forbes e do Portal endomarketing.tv. Confira!

- Escutar os colaboradores: O primeiro passo para se tornar um bom comunicador é saber que não se adquire sabedoria falando, mas sim ouvindo. Para um colaborador o importante não é se a sua opinião está certa, mas sim se ela foi ouvida e discutida.

- Conhecer o seu time – os líderes devem dedicar um tempo para conhecer seus colegas de trabalho. É importante escutar suas histórias, entender suas visões, demonstrando importância e interesse de forma genuína.

- Ser um motivador – um dos princípios de uma comunicação efetiva para um líder é a habilidade de saber motivar sua equipe. Manter um discurso bem-humorado e agradável também é importante, ajuda o clima organizacional de sua equipe e melhora a qualidade de vida de seu time.

- Ser honesto e transparente. A honestidade é a base de uma relação de confiança. Se não temos uma relação de confiança, toda comunicação é afetada.

-  Esteja totalmente presente. Você deve estar totalmente presente para mover as pessoas, ouvir e prestar atenção, ao invés de simplesmente estar por perto. Toda vez que você se comunicar, você precisa estar preparado para falar do seu coração. Comunicação de liderança é, afinal, sobre como você faz os outros se sentirem. O que você quer que as pessoas sintam, acreditem e façam como resultado da sua comunicação?

Quer entender mais sobre a comunicação de liderança? Confira algumas dicas de livros:

Comunicar para liderar. Escrito por Leny Kyrilos e Milton Jung.

Não existe gestão sem comunicação. Escrito por Daniel Costa.

Linguagem corporal dos líderes. Escrito por Carol Kinsey Goman.

 

Área de Gestão da Comunicação