Conheça o trabalho dos colaboradores que exercem funções de apoio às Comissões
Por Giovanna Lopes
07 de fevereiro de 2017 – O trabalho das 11 comissões assessoras do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) não seria possível sem o apoio de colaboradores que dão suporte às reuniões, ações e projetos das comissões e que fazem parte do Planejamento Estratégico do CFMV.
As comissões contribuem para que o CFMV alcance alguns de seus objetivos estratégicos como a elaboração de normas que asseguram a qualidade da prestação dos serviços dos médicos veterinários e zootecnistas, o assessoramento na regulamentação de assuntos ligados as profissões, ações para melhoria da formação e da valorização da Medicina Veterinária e Zootecnia e a valorização e o fortalecimento das ações do Sistema CFMV/CRMVs perante a sociedade.
Carlos Henrique Pontes, Liana Carvalho Caldas e Ricardo Santos de Jesus, são colaboradores da Assessoria de Gestão Estratégica (Ages) e fazem parte da equipe responsável por dar apoio aos médicos veterinários e zootecnistas que compõem as comissões assessoras, incluindo as ações relativas ao cumprimento dos objetivos estratégicos de cada uma.
Liana Caldas é a veterana da equipe e trabalha como apoio às comissões há quase seis dos 11 anos que trabalha no CFMV. Ela comenta que é a função que ela mais se identificou dentre outras que já trabalhou, pois, segundo ela, trabalhar com os membros das comissões é um aprendizado diário. Atualmente ela é responsável por acompanhar e dar suporte às Comissões de Saúde Pública Veterinária, Meio Ambiente, Alimentos, Educação da Medicina Veterinária, Animais Selvagens e Fiscalização.
Por gostar tanto deste trabalho, Liana é gerente de um projeto que integrará os colaboradores com as comissões, e que será divulgado em breve.
"Eu que trabalho com as Comissões e sou apaixonada pelo trabalho delas, sei que elas têm muito a contribuir para o conhecimento dos funcionários como elas contribuem com o meu", explica Liana.
Ricardo de Jesus trabalha há três anos nesta função e relata que adora o que faz. “É muito legal fazer parte da construção de estratégias para a melhoria da Medicina Veterinária e Zootecnia brasileiras”, comenta Ricardo, responsável pelos projetos das comissões como Congressos, Seminários e Acreditação.
Carlos Henrique, o mais novo da equipe, com seis meses de trabalho na área de apoio às comissões, concorda com a Liana sobre o aprendizado que os membros das comissões trazem diariamente. Carlos é responsável por acompanhar e dar suporte às Comissões de Residência em Medicina Veterinária, Assuntos Políticos, Ética, Bioética e Bem-estar Animal, Especialidades Emergentes e Educação em Zootecnia.
“É tudo muito corrido, nossa rotina é muito intensa, mas é um aprendizado enorme”, analisa o colaborador.
São várias as funções do Carlos, Liana e Ricardo de Jesus. Vamos conhecer mais sobre esse trabalho?
Desdobramentos do painel de contribuição das Comissões
É a equipe que faz os registros e acompanhamentos dos desdobramentos do painel de contribuição das Comissões no Sistema Epa. Eles observam o que já foi cumprido do Planejamento Estratégico e fazem também o registro na pauta da próxima reunião.
Planejamento, acompanhamento e elaboração de projetos
A equipe é a responsável pelos projetos das comissões, como por exemplo os seminários, fóruns e os projetos de acreditação de residência e aprimoramento profissional
Apoio aos membros das comissões antes, durante e após as reuniões presenciais
Ofícios, preparação de pautas de reuniões, atas, extratos e resumos das atas, agendamentos, contatos com os diversos públicos que as comissões trabalham, deliberações com passagens e diárias como ofícios, check-ins, devolução dos cartões de embarque, arquivamento e desarquivamento de documentos e processos e elaboração de outros documentos necessários.
Apoio aos Grupos de Trabalho (GTs)
O mesmo trabalho de apoio aos membros de comissões é feito com os médicos veterinários e zootecnistas que compõe os GTs coordenados pela Comissão Nacional de Especialidades Emergentes (CNEE). Atualmente são 2 GTs em andamento: GT Biotérios e GT Aquicultura.
Sistema e-MEC
A equipe é responsável por acompanhar o sistema eletrônico dos processos que regulam a educação superior no Brasil (e-MEC), no Ministério da Educação.
Consultas Públicas
Os colaboradores também dão apoio as consultas públicas do CFMV: prazos, pedidos de manifestação/contribuição, rotinas de procedimentos até o final do processo, e os registros de demandas no Sistema EPA.
Trabalho à distância
Cada comissão possui quatro reuniões presenciais por ano, com exceção da Comissão Nacional de Assuntos Políticos (Conap) que possui sete. As outras discussões e ações são acompanhadas à distância por e-mail ou telefone.
Relembre:
Em março de 2015, a diretoria executiva, conselheiros e membros de comissões do CFMV participaram do II Workshop Única Voz para definir diretrizes para esta gestão, incluindo os objetivos estratégicos de cada uma.
Como resultado das atividades, foram ressaltadas a importância de se trabalhar em conjunto, executar metas com o devido planejamento e pensar em estratégias adequadas para alcançar seus objetivos.
Saiba mais:
Acompanhe, no nosso próximo mural, um pouco mais sobre o trabalho das Comissões que assessoram o CFMV e quem são os seus integrantes.
E também na página das Comissões na intranet.
Área de Gestão da Comunicação