O que você tem feito para evitar o desperdício de água?

Por Giovanna Lopes

23 de março de 2017 -  Em meio à crise hídrica enfrentada pelo  Distrito Federal, ontem (22) foi celebrado o Dia Mundial da Água! E você já parou para pensar o que pode fazer para evitar o desperdício?  É tempo de repensar os nossos hábitos, se conscientizar, e se esforçar para acabar com os desperdícios. Uma atitude que devemos ter não apenas na época dos rodízios de racionamento.

Segundo dados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em dois anos, a população do DF reduziu o consumo de água por pessoa de 184 litros diários - um dos maiores do país - para 128 litros. De 2016 para 2017, houve uma redução de 6,6% no consumo. Mas, segundo a Companhia, não há previsão para o fim do rodízio de racionamento. Ainda há muito para melhorar!

Maria Lúcia de Andrade, da Assessoria Executiva da Presidência (Aepre), considera que a conscientização deve ser observada em qualquer situação, não só dentro de casa.  “Aqui no CFMV, na hora de lavar as mãos e escovar os dentes, por exemplo, eu tenho cuidado para não desperdiçar água”, comenta ela.

O cuidado com o uso nas tarefas em casa é redobrado, demonstrando cidadania.  “Nesta época de racionamento, eu não lavo roupa no dia que atinge a região onde moro e nem dois dias depois, até restabelecer totalmente o fornecimento de água”, explica a colaboradora.

Nara Sâmara, colega da Maria Lúcia na Aepre, disse que também faz uso da água de uma forma racional. O seu banho passou a ser mais rápido e na hora de lavar as louças e limpar o apartamento, ela evita o desperdício.

De acordo com Marcelo Resende, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Católica de Brasília e membro titular do Conselho de Recursos Hídricos do DF, em entrevista à Agência Brasil, os hábitos adquiridos em tempos de rodízio devem continuar, pois a água é um bem finito e deve ser preservado.

“Muitas famílias consomem muito acima do que deveriam e desperdiçam muita água tratada com ações que poderiam ser feitas com água de reuso”, analisa o especialista.

Conheça dicas importantes para você economizar mais água e um aplicativo que permite acompanhar o racionamento nas regiões do DF, em matérias já publicadas na intranet:

- Dicas importantes para o uso racional da água

- Aplicativo da Caesb permite acompanhar o racionamento de água

Saiba mais

Confira a matéria publicada ontem (22) no Portal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) sobre a importância da atuação dos médicos veterinários e zootecnistas para o uso correto dos recursos hídricos nos estabelecimentos e a qualidade dos alimentos consumidos pela população. “A atuação dos profissionais minimiza os impactos ao ecossistema e garante uma produção animal hidricamente sustentável. Também evita a poluição do meio-ambiente ao fazer a devolução correta do recurso à natureza, em defesa do equilíbrio entre a saúde ambiental, humana e animal, a Saúde Única”.

 

Assessoria de Gestão da Comunicação