Dicas para garantir a sua segurança na internet

Por Giovanna Lopes

30 de março de 2017 – Você sabe usar a internet com segurança? Tem filhos e não sabe como fazer para protegê-los dos perigos do mundo digital? Não há dúvidas sobre a utilidade da internet nos dias de hoje, mas é preciso tomar alguns cuidados com sites suspeitos e o tipo de informação disponível. Para os pais, além da preocupação com o conteúdo acessado pelos filhos, já que atualmente a maioria tem smartphones, é preciso atenção, pois alguns hackers usam códigos maliciosos em sites para roubar dados do seu aparelho, invadindo a sua privacidade e tendo acesso as suas informações pessoais. E isso é apavorante, não é?

Em uma conversa com o líder da Área de Gestão da Tecnologia da Informação (TI) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Gustavo Nacif, sobre o assunto, ele nos apresentou várias dicas sobre segurança digital. Confira e não deixe de colocar em prática!

- Evite divulgar sua localização, pois isso pode ser usado por pessoas mal-intencionadas para saber onde você está ou para onde você vai.

- Seja cuidadoso ao navegar na internet: alguns sites ou arquivos podem ser uma armadilha para pegar informações pessoais ou senhas do seu computador, celular, tablet, etc.

- Mantenha o computador seguro. Instale e mantenha atualizado mecanismos de segurança, como antivírus e firewall pessoal.

- É necessário tomar alguns cuidados ao fazer compras na internet. É muito importante fazer compras somente em lojas com boa reputação. Caso você esteja interessado em algum produto de uma loja desconhecida, pesquise bem sobre o site.

- Sempre use o botão “sair” ou “logoff” após acessar sua conta em qualquer site, e-mail e outros.  Muitas pessoas simplesmente fecham a janela do navegador. Atitude errada, pois o site que você acessou sua conta não recebeu nenhuma informação necessária para encerrar seu acesso. E ao entrar novamente no site, você já estará “logado”.

- Quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina na internet, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade (ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas), pois quanto mais dados ele conseguir a seu respeito, mais convincente ele pode ser.

-  Quer proteger seus filhos e ensiná-los a usar a internet com segurança? Leia este material: http://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf

Para reduzir os riscos com a navegação na internet e se proteger, é importante que você adote uma postura sempre preventiva e que a segurança e atenção sejam hábitos incorporados à sua rotina na rede. Fique sempre atento, independente de local, tecnologia ou meio utilizado.

Área de Gestão da Comunicação