Conheça um pouco mais sobre a história de Brasília no mural do CFMV

Por Giovanna Lopes

10 de abril de 2017 - Muitos momentos históricos marcam os quase 57 anos de vida da capital do Brasil. A cidade que comemora mais um ano de vida no próximo dia 21 é a melhor cidade avaliada do país no quesito infraestrutura e TOP 5 na América Latina, segundo ranking divulgado no dia 14 de março deste ano, pela consultoria Mercer.

Fruto de um planejamento que começou em 1956 por Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, Brasília é um lugar bom - sim - para se viver! E se você for saudoso, vai adorar os registros que a Área de Gestão da Comunicação (Ascom) escolheu para o próximo mural do CFMV com alguns fatos históricos da capital brasileira.

 

Um Plus: Você que gosta de sempre saber mais, a Ascom preparou uma seleção, com algumas informações do Portal Catraca Livre, de livros e filmes que registram e retratam as histórias da cidade. Confira!

 

Para os viciados em livros:

Brasília, A Aventura da Construção

A proposta da mudança da capital para o interior do Brasil vem desde o tempo do reinado de D. João VI. De lá para cá muitos fatos históricos desencadearam no ideal de JK que alterou definitivamente o destino do país. O livro conta, em quadrinhos, toda essa epopeia.

Brasília na Poesia de Nicolas Behr - Idealização, Utopia e Crítica

Gilda Furiati faz um estudo no qual cruza a poesia de Behr com textos de onde o poeta tirou sedimentos para compor sua obra.

Brasília Postal - Viver Brasília com Bons Olhos

Um livro cartão-postal no qual cada página apresenta um pedaço da arquitetura e do turismo de Brasília. Uma história contada por meio de textos de Sérgio Siqueira e pelas fotografias de Mike Ronchi.

Brasília 60 Colorfotos

Conheça toda a história da capital de nosso país: Brasília, que foi projetada e construída no governo de JK. O autor apresenta as belezas naturais e artificiais, cujos lugares você não pode deixar de conhecer.

 

Para os cinéfilos:

Anos JK, Silvio Tendler, 1980

Mapeando episódios entre as décadas de 1940 e 1970, o diretor traça painel político do país. O filme venceu o troféu Margarida de Prata (da CNBB).

Conterrâneos velhos de guerraVladimir Carvalho, 1992

Em um artigo escrito em 1992, o diretor definiu o filme como “a crônica dos lances enfrentados pelos nordestinos que vieram, no fim dos anos 1950, para a construção de Brasília. ” O filme é a descrição de uma epopeia do Centro-Oeste.

Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro

Oscar Niemeyer conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. O arquiteto fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas, como a insignificância do homem diante do universo.

Doces Poderes, Lucia Murat, 2004

Ficção conta a história de uma jornalista (Marisa Orth) que chega a Brasília para assumir, durante período eleitoral, a chefia da sucursal da principal rede de TV do país.

Rock Brasília, Vladimir Carvalho, 2012

Com imagens de arquivo, filmadas por Vladimir Carvalho desde o final dos anos 1980, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica de Brasília e traz algumas histórias de bandas desta região, como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

Faroeste Caboclo, Rene Sampaio, 2013

O jovem João de Santo Cristo abandona a sua vida pobre no interior da Bahia para tentar a sorte em Brasília. Ajudado pelo amigo Pablo, um primo distante, peruano que vivia na Bolívia, ele se torna aprendiz de carpinteiro, mas também se envolve com o tráfico de drogas.  Uma história de amor, ódio, vingança e violência livremente inspirada na música 'Faroeste Caboclo', de Renato Russo.

 

Área de Gestão da Comunicação