Conversar, precisamos resgatar essa habilidade!​

17 de abril de 2017 - Por que a boa e velha conversa é tão importante? Porque é conversando que construímos relacionamentos fundamentais para edificar a confiança. Mas muito mais do que isso, a construção de relacionamentos é um dos pilares fundamentais para a nossa felicidade, no trabalho e na vida.

É também através das conversas que nos desenvolvemos e alimentamos a nossa criatividade, quando paramos de conversar, de trocar experiências, de ouvir as histórias dos outros, paramos de alimentar a nossa criatividade com um dos alimentos mais nutritivos, histórias reais.

Se você procurar no Google achará uma centena de matérias, palestras e até vídeos tutorias para ter uma boa conversa. Muitos deles com técnicas práticas e infalíveis para dominar a arte de se comunicar. Uma delas é a Ted Talk, da Celeste Headlee, uma jornalista americana que trouxe algumas dicas muito interessantes sobre como ter uma boa conversa. Confira!

Dica #1

Não seja multitarefa

Por que é tão difícil nos concentrarmos no momento presente?

Se você quiser, de verdade, ter uma boa conversa, precisará deixar todo o resto de lado. Parar de pensar na reunião que terá com o seu chefe mais tarde ou na lista de compras do supermercado. É quando estamos 100% presentes que conseguimos realmente ter uma boa conversa, daquelas que quando termina nos sentimos inspirados, entendendo o ponto de vista do outro e tendo a confortável sensação de que colocamos a nossa opinião com clareza.

Dica #2

Não seja o dono da razão

Qual o motivo de nos engajarmos em uma conversa se tudo que queremos é expor o nosso ponto de vista, sem que ele seja questionado?

Neste caso, seria mais fácil escrever um blog ou gravar um vídeo para o YouTube…

Conversas são uma fonte inesgotável de inspiração, de novos conhecimentos e de repertório.

Quanto mais contato com opiniões, histórias, conhecimentos e ideias de outras pessoas tivermos, maior será o nosso repertório e a nossa capacidade de resolver problemas ou ter ideias criativas.

Dica #3

Use perguntas abertas

Essa é a regra #1 quando falamos em pesquisas qualitativas, mas também é uma dica fundamental para ter uma boa conversa.

Use uma pergunta fechada e tudo que você receberá de volta é um “Sim” ou “Não”.

“Você gostou do novo filme da Bela e a Fera?”

“Sim.”

Agora experimente usar perguntas abertas, como:

“Como você se sentiu ao assistir o novo filme da Bela e a Fera?”

“Nossa me fez relembrar a infância, eu amava essa história…”

Comece suas perguntas com: COMO, O QUE, QUANDO, ONDE ou PORQUE.

Dica #4

Se mantenha no fluxo da conversa

Quem nunca…

Estava em uma conversa e se lembrou de um fato incrível sobre si mesmo que gostaria de compartilhar ou de uma pergunta que queria fazer para a outra pessoa e simplesmente parou de prestar atenção no que o outro estava falando, ficando concentrado no fato ou na pergunta que queria compartilhar?

Quando isto acontecer, deixe esse pensamento passar e continue no fluxo da conversa, você verá que desta forma será muito mais produtivo e prazeroso para todos os envolvidos.

Dica #5

Quando não souber algo, diga que não sabe

Essa dica pode parecer bem simples, mas com frequência nos esquecemos dela. Ninguém é especialista em tudo, tem obrigação de ter todas as respostas ou ter uma opinião formada sobre todos os assuntos.

Quando você não souber algo, é muito mais simples assumir que não sabe, do que espalhar falsas verdades, fatos incompletos ou opiniões sem base por aí.

Dica #6

Não tente igualar suas experiências com as dos outros

Todos nós fazemos isso quase sem perceber, achando que estamos contribuindo para a conversa, só que não.

Sabe quando alguém nos conta sobre um familiar doente e a nossa primeira resposta é falar sobre aquela nossa tia que também ficou doente. Ou quando a pessoa nos conta sobre a sua promoção no trabalho e nós respondemos relembrando a última vez que fomos providos.

Não faça isso!

Em primeiro lugar, porque quando a pessoa está compartilhando um fato importante de sua vida, não é sobre você, é sobre ela. Não roube a cena.

Uma conversa não é uma competição de quem é o melhor, de quem teve mais conquistas ou pior, de quem já sofreu mais na vida.

Dica #7

Não seja repetitivo

Sabemos que nós aprendemos por repetição, mas uma conversa não é uma aula. Muitas vezes, na ânsia de convencer alguém nos tornamos repetitivos, trazendo o mesmo assunto de diversas formas em uma mesma conversa.

Isso tornará a conversa chata e fará com que a outra pessoa perca o interesse no que você está falando.

Dica #8

Não se prenda a detalhes.

Detalhes são legais para ilustrar uma história, mas excesso de detalhes em uma conversa faz com que as pessoas se distraiam e percam a atenção.

Dica #9

Escute

Aqui eu poderia listar uma série de frases legais para ilustrar essa dica como:

“Temos dois ouvidos e uma boca, não é por acaso”.

Escutar é uma das melhores formas de aprender. Para quem quer ser mais criativo, escute mais e você passará a encontrar grandes insights aonde nem imagina. Para quem precisa resolver conflitos, escute e você entenderá melhor as outras pessoas. Para quem busca inovar, escute e você encontrará oportunidades ainda não reveladas.

Escutar exige esforço e energia para prestar atenção nos outros, mas com certeza vale mais a pena do que você imagina.

Dica #10

Seja breve

“Uma boa conversa é como uma minissaia, curta o suficiente para manter o interesse. Longa o suficiente para cobrir o principal.”

E o mais importante de tudo, tenha interesse em outras pessoas e no que elas têm para dizer, esse é o fator essencial para uma boa conversa!

 

Área de Gestão da Comunicação com informações da https://bloglaboratoriodecriatividade.wordpress.com