Quais países exigem visto de turista para brasileiros?

16 de maio de 2017 -  Na hora de planejar uma viagem para o exterior, mais importante do que decidir os lugares para visitar e as lembrancinhas para comprar é verificar a obrigatoriedade do visto no país de destino. A boa notícia é que os portadores do passaporte brasileiro são isentos de visto de turista em mais de 150 países do mundo. A má notícia é que, para outras localidades, é necessário solicitar e retirar a permissão com antecedência, já que os prazos podem variar de acordo com os critérios de cada país.

Antes de embarcar, independentemente se o lugar de destino exige ou dispensa o visto de turista, é preciso consultar os respectivos consulados ou embaixadas para saber se existem outros requisitos de entrada. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), “certificados de hospedagem, comprovantes do objetivo da viagem, cartas-convite e bilhetes de retorno ao Brasil podem ser exigidos pelas autoridades estrangeiras”, então é fundamental que o viajante esteja preparado para apresentar todos os documentos na fronteira, se assim lhe for solicitado.

Além disso, é necessário se certificar de que os países de trânsito – isto é, aqueles onde haverá eventuais escalas – exigem ou não o visto de turista. Por exemplo: se o passageiro está voando para a Itália e faz uma escala em Portugal, não precisa se preocupar com a papelada porque ambos os países dispensam o visto de turista para brasileiros. Mas se estiver indo para a África do Sul e o voo, por alguma razão, tiver escala programada na Angola, precisará providenciar o visto para território angolano, mesmo que o primeiro não exija a documentação e mesmo que esteja apenas em trânsito.

É importante deixar claro que essas regras são válidas somente aos brasileiros portadores de passaporte comum. De acordo com o Itamaraty, aqueles com passaporte oficial ou diplomático devem procurar representações estrangeiras específicas para obter informações sobre a necessidade ou dispensa de visto de turista nos países de destino. Estrangeiros com visto permanente que residem no Brasil também não se enquadram nesse caso, “a menos que sejam naturalizados e estejam viajando com passaporte brasileiro”, como informa o Itamaraty.

Países

A maior parte dos países do globo dispensa a necessidade do visto de turista para os brasileiros. Nações pertencentes à União Europeia e ao Mercosul, por sua vez, estão nessa lista – e os membros do bloco sul-americano sequer exigem a apresentação do passaporte propriamente dito. O viajante brasileiro que estiver indo à Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai ou Venezuela pode entrar nesses países apenas apresentando um documento de identidade original com foto e em bom estado, como o RG ou a CNH.

Dentre os destinos mais procurados pelos brasileiros na agência de viagens CVC, estão os Estados Unidos, a Argentina, a República Dominicana, Portugal e México. Segundo sua assessoria, porém, os viajantes normalmente têm mais dúvidas com relação à documentação necessária quando viajam a países mais “exóticos”, como Israel, Turquia e Tailândia. “Além de informar sobre vistos, é importante alertar sobre a necessidade de um passaporte com no mínimo seis meses de validade restantes para evitar problemas”, explica o departamento de comunicação da empresa. “Para passageiros menores de idade que forem viajar sem a companhia de um dos pais ou de ambos, é necessária uma autorização com firma reconhecida para que ele possa viajar”.

Vale recordar que as regras de isenção ou exigência são válidas apenas para o visto de turista, e mesmo os países que dispensam os brasileiros de sua apresentação podem exigir visto específico para quem viaja a trabalho ou estudo. Em muitos lugares, um visto não condizente com os objetivos da viagem pode levar à detenção do passageiro. Em caso de dúvidas sobre o visto adequado para sua situação, tanto as grandes agências de viagem quanto o Itamaraty recomendam que o viajante procure o consulado do país que vai visitar para obter informações.

Confira a relação completa dos países que exigem e que dispensam o visto de turista para brasileiros:

Visto exigido

CidadeCidade de Montreal, no Canadá (Foto: Thinkstock)

Afeganistão, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Bahrein, Belize, Benin, Brunei, Burkina Faso, Burundi, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Canadá, Catar, Chade, China, Comores, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eritreia, Estados Unidos, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiana Francesa, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Iêmen, Ilhas Cook, Ilhas Kiribati, Ilhas Marianas, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, Ilhas Salomão, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Moldova, Myanmar, Nepal, Níger, Nigéria, Omã, Papua-Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Quirguistão, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República Dominicana, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tadjiquistão, Taiwan, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Turcomenistão, Uganda, Uzbequistão, Vanuatu, Vietnã, Zâmbia e Zimbábue.
 

Visto dispensado até 30 dias

CingapuraCingapura: hub internacional para negócios e viagens na Ásia (Foto: Reprodução/YouTube)

Bolívia, Cazaquistão, Cingapura, Honduras, Ilhas Maldivas, Micronésia, Nauru, Nicarágua, República do Palau e Tonga. 
 

Visto dispensado até 60 dias

IslaIsla de Margarita, um dos destinos mais procurados para turismo na Venezuela (Foto: Thinkstock)

Samoa Ocidental e Venezuela.
 

Visto dispensado até 90 dias

FlorençaFlorença, na Itália: destino para quem busca cultura e gastronomia (Foto: Thinkstock)

África do Sul, Albânia, Alemanha, Andorra, Argentina, Armênia, Áustria, Bahamas, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Botsuana, Bulgária, Chile, Chipre, Coreia do Sul, Costa Risca, Croácia, Dinamarca, Dominica, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Granada, Grécia, Guatemala, Haiti, Holanda, Hong Kong, Hungria, Ilhas Fiji, Ilhas Seychelles, Ilhas Tuvalu, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Jamaica, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macau, Macedônia, Malásia, Malta, Marrocos, México, Mônaco, Mongólia, Montenegro, Namíbia, Noruega, Nova Zelândia, Palestina, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Martinho, São Vicente e Granadinas, Sérvia, Suécia, Suíça, Suriname, Tailândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Vaticano.
 

Visto dispensado até 180 dias

Cartagena,Cartagena, na Colômbia: destino em alta nas agências de turismo (Foto: Thinkstock)

Antígua e Barbuda, Barbados, Colômbia e Grã-Bretanha.

Área de Gestão da Comunicação com informações da http://epocanegocios.globo.com