Viagens e Turismo: confira as dicas Carla, da Aproj, sobre a África do Sul

Por Giovanna Lopes

25 de maio de 2017 – “Adoro viajar. Sinto como se um mundo de oportunidades surgisse, e um conjunto imensurável de conhecimentos fosse adquirido. Viajar me torna mais tolerante, tranquila e humana”.

data-cke-saved-src=/uploads/images/carla%204.jpg

Carla Penna em Cape Town. Foto: Acervo da Colaboradora

Foi assim que a conversa com Carla Pena, líder da Área de Projetos (Aproj) do CFMV, começou sobre sua viagem para a África do Sul em fevereiro deste ano. Carla conta que gosta de planejar toda a viagem, fazer pesquisas, estudar a história do local, preparando assim um roteiro bem detalhado. Na viagem, mesmo em locais inusitados, ela é o seu próprio guia e, ao voltar para casa, transcreve todas as suas impressões e sentimentos. Tivemos acesso ao documento e ficamos admirados com a riqueza de detalhes: é um verdadeiro projeto!

O foco da viagem da Carla Pena para a África do Sul foi a cidade de Cape Town. Segundo ela, Cape Town é um local de belezas naturais incríveis, com um povo alegre e bem-disposto a atender os turistas. No entanto, Carla percebeu muitos problemas sociais no local. “O contraste na distribuição de renda é muito grande. As favelas são construídas com telhas de metal (inclusive paredes) e têm banheiros coletivos”, explica.

data-cke-saved-src=/uploads/images/carla%205.jpg

Carla Penna no safari em Cape Town. Foto: Acervo da Colaboradora

Os lugares mais bonitos em Cape Town, segundo a líder da Aproj, foram o Cabo da Boa Esperança e o Jardim Botânico Kirstenbosh.  “Também adorei um mini-safari que fizemos em uma reserva chamada Áquila. É uma sensação muito diferente você estar no ambiente dos animais, e não o contrário. É como se você fosse convidado por um amigo para ir na casa de alguém que você não conhece... por melhor que seja tratado, nunca sabe o que o anfitrião está realmente pensando”, comenta ela.

data-cke-saved-src=/uploads/images/carla%202.jpg

Carla Penna em Cape Town. Foto: Acervo da Colaboradora

Outra coisa que chamou atenção de Carla foi o contraste entre as regiões. “É possível você sair de uma região de semiárido para um clima temperado em uma distância de 5 km. Sendo de Brasília, nunca achei que mudanças climáticas me causariam estranheza, mas lá foi demais para mim”, relatou.

E sobre a culinária sul africana? Segundo Carla, o país é rico em mariscos, além de ter pratos exóticos, como carnes de avestruz, zebra e um animal semelhante ao veado - o kudu. Os vinhos também são um dos pontos altos da gastronomia local.

“Eu costumo dizer que todo lugar que eu não conheço é bom para se viajar. Mas, como adoro história, gosto de viajar para lugares que possuam museus, monumentos, que me permitam conhecer um pouco melhor a história da humanidade”, finalizou Carla.

Para mais detalhes sobre a viagem, a Carla está à disposição!

Leia mais: Viagens e Turismo: confira as dicas da Carol, da Ascom, sobre o Chile

 

Área de Gestão da Comunicação