Conheça mais sobre o projeto do CFMV que está revolucionando o ensino da Medicina Veterinária no país

Por Giovanna Lopes

30 de maio de 2017 – Você sabia que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) trabalha, desde 2012, em um projeto em prol de um ensino mais humanizado da Medicina Veterinária?

Por meio do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem, o CFMV tem firmado parcerias com diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país.  

O projeto tem como objetivo trabalhar não só as competências técnicas dos futuros médicos veterinários como também competências como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente. A iniciativa do CFMV é pioneira e está revolucionando o ensino da Medicina Veterinária no Brasil.

Após a adesão ao Projeto, a equipe da Assessoria de Gestão Estratégica (Ages) do CFMV faz uma visita técnica à Instituição, para explicar todos os detalhes tanto para os professores quanto para os alunos para eles entenderem o seus papeis para o sucesso do trabalho. Depois, outra visita técnica do CFMV é realizada para avaliação dos resultados do primeiro semestre e para as ações corretivas necessárias.

No decorrer da implantação do projeto, o CFMV permanece à disposição para ajudar no que for necessário e a equipe da Ages se reúne com os representantes das Instituições de Ensino Superior até via Skype.

Uma das principais mudanças que o projeto incentivou foi a postura do professor em sala de aula. Ao invés daquele ensino tradicional, em que o professor fica à frente da turma explicando o conteúdo, o projeto do CFMV busca tornar o aluno protagonista do processo de ensino-aprendizagem e da construção do conhecimento.

Histórico do projeto

Desde a década de 90, o CFMV discute o ensino da profissão no Brasil, por meio de sua Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária. O objetivo sempre foi a melhora contínua da formação profissional.

O projeto teve início em 2012, com uma oficina de trabalho organizada pelo CFMV com coordenadores de educação para a construção – em conjunto – das estratégias de ensino-aprendizagem das competências humanísticas. O que também resultou no Guia Estratégias de Ensino e Aprendizagem, com sugestões de técnicas (seminários, workshops, aulas expositivas dialogadas, jogos, entre outros) para os alunos e docentes.

O gerente do projeto, Rodrigo Mendes, secretário da Diretoria, e Regina Werneck, da Ages, acompanham o Projeto de Estratégias de Ensino-aprendizagem desde o início, ajudando as IES a executá-lo.

 “Em 2013, em um evento da OIE, quando eles disseram aos órgãos estatutários o que eles precisavam fazer para inovar a formação dos profissionais, o CFMV respondeu que o Brasil já estava trabalhando em um projeto piloto com as características solicitadas e com duas instituições de ensino já inscritas: a Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar) e a Universidade de Cuiabá (Unic)”, explica Regina, orgulhosa em dizer que o Brasil foi pioneiro no mundo por inovar o ensino da Medicina Veterinária de uma forma mais humanizada.

De lá pra cá, o projeto já conta com 27 adesões das IES. Emocionada, Regina finalizou comentando como está o trabalho, atualmente. “Este projeto é uma paixão, me emociono em contar como os professores falam que as estratégias de ensino-aprendizagem mudaram a vida deles profissionalmente, é uma nova forma de agir e educar no ensino do país! ”.

Confira alguns desses depoimentos:

 “No início houve o estranhamento pelo fato de um conselho pensar questões ligadas à educação. O CFMV tem um papel extraordinário com isso e esperamos que continue com a visão ampla nesse sentido” .

Coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRSG), Saionara Araújo.

 

 “Particularmente, sou uma pessoa que precisa de motivação, e ter conhecido o projeto me fez vibrar novamente dentro da profissão. Não somos naturalmente estimulados a aprender, uma característica muito importante para quem quer ser manter atualizado”.

Professora de Medicina Veterinária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Thaís Castanheira.

 

 “O desenvolvimento do mundo globalizado tem exigido cada vez mais dos médicos veterinários habilidades além das técnicas e científicas, por exemplo de planejamento e liderança. Esse projeto vem para complementar nossa vontade de sermos melhores professores e de formar melhor os profissionais do futuro”. 

Coordenador do colegiado acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf - PE), João Alves.

 

I Encontro das IES do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem

Neste domingo, 4 de junho, as IES participantes do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem estarão reunidas na sede do CFMV para compartilhar experiências, trocar conhecimentos e apresentar resultados.

Além disso, nos dias 5 e 6 de junho, acontecerá o XXIII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, na LBV, em Brasília. E as IES que tiveram o encerramento do projeto em seus cursos de Medicina Veterinária receberão certificados do projeto.

Saiba mais! O CFMV possui uma página em seu Portal com as principais informações e documentos do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem. Confira aqui e saiba mais detalhes.

 

Área de Gestão da Comunicação