Quatro hábitos que os funcionários do Google, Twitter e LinkedIn estão eliminando

05 de junho de 2017 - Já estamos praticamente no meio do ano e grande parte das resoluções de Ano Novo estão começando a ser esquecidas. O trabalho começa, de fato, a acelerar. Aquelas aulas de yoga que você fez em janeiro foram boas, mas agora você começou a faltar? É normal acontecer isso. Mesmo as pessoas mais produtivas têm problemas para seguir as resoluções. Afinal, fazer mudanças drásticas de hábito é difícil.

Para inspirar a mudança, a Fast Company perguntou a funcionários de empresas de tecnologia quais são os hábitos ruins que eles estão tentando deixar de lado. Talvez seja mais fácil acabar com eles do que encaixar uma atividade completamente diferente na sua rotina, não é mesmo?

1. Levar o celular a reuniões

“Estou acostumada a checar meu telefone constantemente durante o dia”, diz Sara Haider, gerente da divisão de engenharia do Periscope. “Estou tentando colocar o celular em modo de não perturbe durante reuniões para me manter focada no que está sendo discutido”.

Isso é um desafio quando se trabalha em uma empresa de tecnologia. “Quando você trabalha em plataformas como Twitter e Periscope, você recebe muitas notificações, porque algo está sempre acontecendo no mundo”, afirma Sara.

Erica Lockheimer, diretora de engenharia de crescimento do LinkedIn, também está comprometida com a mesma meta. “Vou estar presente e engajada e aproveitar cada momento de trabalho com equipes talentosas para resolver problemas e criar novas estratégias. O resto pode esperar”.

2. Almoçar sozinho

 “Comer sozinho não é dar uma pausa, é se isolar”, afirma Ish Verduzco, coordenador de eventos e mídias sociais do LinkedIn.. É uma prática que ele quer abandonar. Além disso, Verduzco se colocou outra meta. “Em 2017, vou almoçar com duas pessoas novas a cada semana. Isso não vai só aumentar meus relacionamentos, mas também vai expandir meu conhecimento dentro da empresa”.

3. Enviar e-mail em vez de conversar presencialmente

“Vou acabar com a necessidade de enviar e-mails para tudo”, afirma o estrategista de produto do Google, Luke Leonhard. “Quando as pessoas fazem um bom trabalho, vou me esforçar para ir até eles pessoalmente, em vez de mandar mais um e-mail em uma conversa”, diz ele. E-mails são convenientes, mas às vezes podem ser convenientes demais, o que acaba incentivando a comunicação ineficaz e fraca.

Por isso, Leonhard  decidiu tornar as conversas presenciais o padrão. “Quando eu tenho um feedback sobre um produto, agora agendo uma reunião de 10 a 15 minutos, pessoalmente ou por hangouts, para dar um feedback mais efetivo. Se não vale a pena fazer uma reunião, eu me pergunto se vale a pena escrever um e-mail”.

O resultado? Leonhard  passa menos tempo digitando no teclado e mais tempo interagindo com as pessoas — “o que torna o dia de trabalho um pouco mais divertido”, diz.

4. Continuar recebendo newsletters inúteis

Leonhard não é a única pessoa que quer gastar menos tempo limpando a caixa de entrada de seu e-mail. Fadia Kader, gerente de parcerias musicais do Twitter, diz que “esse ano, estou focada em cancelar inscrições em newsletters que não leio regularmente”.

 

Área de Gestão da Comunicação com informações da Época Negócios