Diário de bordo: Conheça de perto como foram as gravações dos depoimentos do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem

Por Lisiane Cardoso

06 de junho de 2017 - Na semana passada, aqui pela Intranet, vocês puderam conhecer mais sobre o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem, desenvolvido pelo CFMV, e que está revolucionando o ensino da Medicina Veterinária no país. Caso você ainda não tenha lido, clique aqui!

Até agora, das 27 Instituições de Ensino de Superior participantes, onze já concluíram o projeto. O certificado de conclusão foi entregue pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, em cerimônia durante o primeiro dia do XXIII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária nesta segunda-feira (05/06).

Para homenagear as IES que concluíram o projeto e também produzir um material institucional para divulgar a iniciativa do CFMV, a equipe da Ascom gravou um vídeo com depoimentos e que  foram passados na cerimônia de entrega do certificado.

Mas, antes de mostrar para vocês os vídeos, compartilho um pouquinho da nossa viagem à trabalho. Foi nessa viagem que conseguimos ter a dimensão desse projeto desenvolvido pelo CFMV e que tem um pouco do trabalho de cada área do Conselho Federal.

“A ideia dos vídeos surgiu de uma conversa minha com a Regina, da Ages. De que forma mostrar aos participantes do Seminário esse projeto tão importante sem ficar cansativo? Vídeo sempre agrada, se não a todos, a uma boa parte das pessoas! E quando é vídeo de depoimento, que conta uma história, melhor ainda! Compartilhei a missão com o Pablo, da equipe da Ascom, que seria o meu braço direito nessa pequena saga de produção, entrevistas e edição. Foram muitas ligações e e-mails para a Lourdes e Eidamar, da Agead, de forma a acertar direitinho o cronograma das viagens, afinal de contas, tínhamos pouco tempo. Dei um nó na cabeça do Eidamar que teve paciência para aguardar as confirmações das entrevistas com os coordenadores, antes de emitir as passagens; aliás, a equipe da Agead foi fundamental em todo o processo. Passagens na mão, equipamentos na mochila, hora de seguir viagem!

Ao todo foram mais de 11.400 quilômetros, num total de 13 dias. Fizemos o primeiro trecho de viagens na última semana de abril: Unochapecó (SC), Ulbra (RS) e Unic (MT). O curso de Medicina Veterinária da Unochapecó é bem jovem, ainda não formou uma turma de médicos veterinários, já a Unic foi a pioneira do projeto, lá em 2013! Do trabalho na Ulbra, fizemos um amigo que andava perambulando pelo campus. O Pablo apelidou ele de “baleia”, já que a Ulbra conta com um esqueleto de baleia, que usamos como cenário para a nossa filmagem.

data-cke-saved-src=/uploads/images/%C3%ADndice.jpg

data-cke-saved-src=/uploads/images/Ulbra(2).JPG

Foto do Baleia, na ULBRA

Sem dúvida, a viagem mais cansativa foi a do trecho de Minas Gerais, agora em maio. Peço licença aos colegas mineiros para dizer “ô trem difícil!”. Nossa maior dificuldade era a distância entre as cidades: Viçosa (Univiçosa), Alfenas (Unifenas), Patos de Minas (Unipam). Nada a gente conseguia fazer sem passar por Belo Horizonte. Lembram que eu falei que dei um nó na cabeça do Eidamar? Pois é! Mas em todas, como representantes do CFMV, fomos bem acolhidos pelos coordenadores, professores e alunos que gravaram os depoimentos.

data-cke-saved-src=/uploads/images/Univi%C3%A7osa.JPG

data-cke-saved-src=/uploads/images/Unipam.jpg

Fotos do trabalho da Univiçosa e Unipam

Finalizamos nossa viagem, ainda em maio, com a Unifil -  Londrina (PR), Unoeste – Presidente Prudente (SP), Unimar – Marília (SP) e UniPinhal – Espírito Santo do Pinhal (SP). De todas elas, ouvimos os relatos de que o projeto mudou a forma de ensinar a Medicina Veterinária, colocando o aluno como protagonista do próprio aprendizado, motivando-o na busca do conhecimento.

data-cke-saved-src=/uploads/images/Unifenas.JPG

Foto na Unifenas

Já com as costas doendo pelo peso do equipamento, mas contentes em poder ver de perto o resultado de um trabalho importante do CFMV, encerramos nossa viagem em uma cidade que, até então, eu desconhecia até no nome. Falha minha, pois Espírito Santo do Pinhal, com apenas 43 mil habitantes, é uma cidade acolhedora, e, ficamos sabendo, produtora de vinho premiado (http://blogs.gazetaonline.com.br/vinhosemaisvinhos/2016/05/vinho-brasileiro-ganha-pela-primeira-vez-uma-medalha-de-ouro-no-decanter-wine-awards-2016.html ) e de café!

As gravações foram apenas o início de um longo trabalho que se estendeu pelas últimas semanas até a conclusão de todos os vídeos com as Instituições. Na véspera do Seminário, também gravamos, aqui em Brasília, com a coordenadora da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS).

Ficou curioso para ver o resultado final desse trabalho? Assista os vídeos e ouça o depoimento dos coordenadores, professores e alunos que colocaram em prática esse projeto pioneiro do CFMV!.”

 

Café!

Nossa passagem por Espírito Santo do Pinhal foi rápida, mas deu tempo de ganhar um café produzido pela cooperativa da cidade. Quer ser premiado? Mande um e-mail para comunicacaosocial@cfmv.gov.br até o dia 12/06 com o assunto “Eu li na Intranet” e no campo do e-mail um comentário sobre o que você achou do projeto. Vamos sortear na terça-feira (13/06)! 

Área de Gestão da Comunicação