Você conhece os canais de comunicação do CFMV?

Por Giovanna Lopes

07 de junho de 2017 – O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) investe frequentemente nos seus canais de comunicação com o objetivo de ter sempre ferramentas modernas e eficazes para levar informações com qualidade para os seus públicos: profissionais da medicina veterinária e zootecnistas, sociedade, imprensa e público interno, contribuindo assim para os objetivos estratégicos da instituição.

E você que também possui um papel importante para ajudar a Área de Gestão da Comunicação (Ascom) em seu trabalho, conhece todos os canais de comunicação do CFMV?

data-cke-saved-src=/uploads/images/revista%2072%20capa.jpg

REVISTA CFMV - Um dos produtos cinco estrelas da nossa instituição, publicada desde 1995 pelo Conselho Federal, é a Revista CFMV, principal revista do segmento enviada diretamente a todos os profissionais registrados no Conselho e que divulga trabalhos técnico-científicos e matérias de interesse da Medicina Veterinária e Zootecnia, com periodicidade quadrimestral, formato gráfico compatível com as publicações mais modernas do mundo e tiragem de 95 mil exemplares.

Coordenada pela Ascom do CFMV, a Revista CFMV tem como editor o médico veterinário Ricardo Junqueira e como subeditora, a colaboradora da Ascom, Flávia Tonin. Durante todo o processo de desenvolvimento da publicação, o editor e a subeditora estão sempre em contato à distância e também de forma presencial em Brasília para decisões e fechamento das edições da revista. A jornalista Flávia Tonin acompanha desde as sugestões de pauta, contatos com as comissões assessoras que contribuem com artigos para publicação, acompanhamento dos assinantes da revista, acompanhamento do envio de artigos por profissionais da área da Medicina Veterinária e Zootecnia até as produções das matérias, acompanhamento da diagramação, da revisão e da impressão. A revista também recebe a colaboração dos outros membros da equipe da Ascom no material institucional e revisão do final da publicação.

data-cke-saved-src=/uploads/images/Capturar(5).JPG

PORTAL CFMV - O CFMV está sempre preocupado em trazer informações novas de forma acessível para todos os seus públicos! E foi por isso que a instituição criou uma plataforma única que une informações importantes e notícias na página principal do Portal CFMV e uma biblioteca de informações, objetos de aprendizagem e cursos à distância, que é o Seres - Banco do Conhecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia. O Portal CFMV é coordenado e alimentado pela equipe da Ascom do CFMV e o Seres pela equipe da Assessoria de Gestão Estratégica (Ages).

data-cke-saved-src=/uploads/images/FACEBOOK.JPG

REDES SOCIAIS - O CFMV tem investido também nas suas Redes Sociais com o uso de suas páginas no Facebook, Twitter e o Youtube para dar visibilidade aos seus projetos e ações e como ferramenta de interação com os médicos veterinários, zootecnistas, estudantes e sociedade. Alimentadas diariamente pelos jornalistas que trabalham na Ascom do CFMV, as redes sociais da autarquia contém notícias de interesse dos diferentes públicos do Conselho Federal.

A página do CFMV no Facebook, no ar desde 2012, conta com 55 mil seguidores e o envolvimento de mais de 11.000 pessoas com a página, por semana, curtindo, comentando ou compartilhando os posts.  O Twitter e o Youtube também possuem rede de relacionamentos em crescimento, por causa das inúmeras novidades que a Ascom do CFMV traz, por meio de imagens, vídeos e textos.

E para você, colaborador!

data-cke-saved-src=/uploads/images/CAPTURAR%203(3).JPG

INTRANET - Além de fortalecer a comunicação com os públicos externos, o CFMV mantém canais de diálogo com os seus colaboradores. O principal deles é a Intranet, coordenada e alimentada pela Ascom do CFMV e que possui em sua estrutura, documentos, programas e sistemas institucionais; e ainda espaço para as notícias sobre a autarquia e outros temas relacionados ao bem-estar e valorização do colaborador, como: notícias de utilidade pública, saúde, serviços, responsabilidade social, ambiental, lazer, educação e novidades sobre a área profissional.

INFORMATIVOS - Para ampliar a divulgação das notícias institucionais e também sugerir opções para o fim de semana do colaborador, contribuindo assim com o seu bem-estar e também qualidade de vida, a Ascom publica dois informativos semanais que são enviados por e-mail. As duas edições: "Destaques da Intranet" e "Dicas de fim de semana" são encaminhadas semanalmente para os colaboradores do Conselho Federal e estão de cara nova!

Com layout novo criado pelo Pablo Mattos, colaborador da Ascom, os novos informativos possuem novas editorias que serão lançadas em breve como “Você sabia?” com informações curtinhas sobre o CFMV e “Área responde” com perguntas curtas de serviço sobre o trabalho das áreas e que seja de informação geral para o colaborador, no informativo “Destaques da Intranet”. Sem falar das novas editorias do informativo “Dicas de fim de semana”, que trará, entre suas novidades, editorias novas como “Ao ar livre” com dicas de parques, cachoeiras, entre outros; “Programe-se” com dicas de shows, teatros, exposições, festas e feiras; “Gastronomia” com dicas de restaurantes, feiras de alimentos; “Na telinha ou na telona” com dicas de filmes, séries e programação no cinema; e “Leia +!” com dicas de livros, lançamentos de livros e bibliotecas.

data-cke-saved-src=/uploads/images/IMG_9017.JPG

MURAL E E-MAIL – Outros canais de comunicação estratégicos são o Mural e o E-mail. Com divulgação de temas a cada duas semanas, o Mural traz informações institucionais, eventos, datas comemorativas e assuntos de interesse dos colaboradores. E o E-mail é outro canal de divulgação muito utilizado pela equipe da Ascom para os diferentes públicos do CFMV, trazendo sempre notícias e outras informações sempre atualizadas em primeira mão.

 

Faz parte da equipe da Ascom...

Lisiane Cardoso, líder; e os jornalistas Pablo de Mattos, Carolina Menkes, Roberta Machado, Flávia Lobo, Flávia Tonin, Giovanna Carvalho (eu!), além do Josemar Aragão que apoia a equipe administrativamente.

 

Área de Gestão da Comunicação