Brasil Central Week fica até domingo no Shopping Pátio Brasil

23 de junho de 2017 - Quem ainda não visitou o espaço do Brasil Central Week (BCW) no Pátio Brasil tem até domingo, dia 25 de junho, para não perder esta oportunidade. O evento é promovido pelo Sebrae no DF, dentro da 33ª Feira do Livro de Brasília, e permite que o público conheça os principais destinos turísticos do Centro-Oeste, experimentando pratos típicos e assintindo a manifestações culturais tradicionais da região. Mais de 10 mil pessoas já visitaram o espaço. 

“Estamos trazendo para os visitantes da feira uma pequena mostra do que há de melhor no Brasil Central, uma região com fauna e flora exuberantes e forte tradição cultural e gastronômica. A Região Centro-Oeste tem um grande potencial turístico”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no DF, Rodrigo de Oliveira Sá, durante a abertura oficial do estande, na terça-feira, dia 20.
 
O Brasil Central Week é uma das ações do Projeto Brasil Central Turismo, que conta com a participação do Sebrae em quatro Unidades da Federação (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e tem a missão de promover os destinos turísticos da região de forma integrada. A iniciativa traz os grandes diferenciais competitivos da região, baseados na natureza e na cultura do Brasil Central. “A ideia é que as pessoas saiam deste espaço encantadas com a região e motivadas a viajar pelos nossos destinos”, contou Nathália Hallack, gestora do Projeto Brasil Central Turismo no Distrito Federal.

 Apesar de suas riquezas em biodiversidade, cultura e gastronomia, a região Centro-Oeste recebe menos de 5% da demanda turística do país, e a maior parte desses turistas é formada por estrangeiros. Essa é uma das razões para o Sebrae divulgar o Brasil Central. “A região tem tudo para bombar: destinos com atrativos culturais e naturais, voos diretos e gastronomia típica. Nosso desejo é que, na próxima viagem, as pessoas considerem, em primeiro lugar, viajar para os destinos do Brasil Central”, explicou Aparecida Vieira, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Serviços (UACS) do Sebrae no DF.

De acordo com a diretora de Gestão e Solução do Sebrae no DF, Cassiana Abritta, desde que o projeto foi iniciado, no ano passado, as ofertas para o Centro-Oeste cresceram 18% nas agências de turismo. “O projeto promove toda a cadeia do turismo e não apenas os destinos turísticos”, explicou.

Integração regional
Com foco no mercado intrarregional, a BCW é um evento itinerante que divulga o Brasil Central em mercados emissores de curta distância. A Edição Brasília é a segunda de quatro edições. A primeira foi realizada em abril do ano passado, na FIT Pantanal, em Cuiabá. As próximas edições ocorrerão em GO e MS, respectivamente.

No estande da Edição Brasília, a instalação artística da fauna e da flora regional — uma espécie de jardim sensorial — e os óculos de realidade virtual transportam os visitantes para sítios históricos, culturais e naturais do DF, de GO, de MT e de MS. O quiz interativo traz informações e curiosidades sobre vários destinos turísticos dos quatro Estados do Brasil Central. Já no espaço de comercialização, é possível conhecer e comprar artesanato, produção associada ao turismo e souvenir.

“Nossa ideia é fazer com que os visitantes vivenciem aqui toda a experiência turística real. Por isso, estamos realizando degustação de pratos típicos, expondo e comercializando produtos artesanais e gastronômicos da região e trazendo artistas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para se apresentar durante a Feira do Livro”, explicou Aparecida Vieira.

Nos primeiros dias de evento, já foram vendidos quase mil itens do artesanato e da produção associada ao turismo. Ao todo, está sendo comercializada uma variedade de 601 peças de 75 artesãos produtores e um volume de cerca de 4,6 mil produtos.

Os visitantes da BCW Brasília também podem levar para casa folhetos com receitas de sete pratos regionais e dicas sobre sete destinos já consolidados na região — um no DF, dois em GO, três em MT e um em MS. Além disso, podem conferir frases dos poetas e escritores da região e assistir às apresentações do violonista Marcelo Loureiro (MS) no dia 23, às 19h, e do grupo de dança Flor Ribeirinha (MT), que faz show em 24/6, às 16h e às 19h, e em 25/7, às 15h e às 19h. Podem, ainda, degustar a sopa paraguaia, no dia 23/6, e o arroz maria-isabel, no dia 24/6, sempre às 17h30.

O acesso ao Brasil Central Week é gratuito, com funcionamento no mesmo horário do Pátio Brasil: das 10h às 22h de segunda a sábado, e das 14h às 20h no domingo.


Serviço

 

BRASIL CENTRAL WEEK NO PÁTIO BRASIL

Dias: até 25 de junho de 2017 (domingo)

Local: Praça Central do Pátio Brasil

Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h

Entrada: gratuito 

Área de Gestão da Comunicação com informações da Assessoria de Imprensa do Shopping Pátio Brasil