Trabalho conjunto faz Projetos de Acreditação saírem do papel com foco na melhoria da formação do médico veterinário

Por Giovanna Lopes

15 de agosto de 2017 –  A qualidade na formação do médico veterinário é uma preocupação do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Afinal, uma formação com excelência ajuda a prevenir eventuais futuros problemas na atuação profissional.

Pensando nisso é que o CFMV lançou, em menos de um ano, dois projetos importantes: a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária e a Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária.

Dois projetos que não sairiam do papel se não fosse o esforço conjunto de diferentes áreas do CFMV, seja no planejamento, no desenvolvimento de sistemas, na divulgação, no apoio às comissões assessoras, entre outros.

Liana Caldas e Ricardo de Jesus, colaboradores da Assessoria de Gestão Estratégica (Ages), são alguns dos colaboradores que desempenham papeis importantes para o alcance dos objetivos estratégicos dos dois projetos.

Eles acompanham o cumprimento dos prazos, respondem as dúvidas relacionadas à acreditação que chegam nos e-mails institucionais dos projetos, assessoram o controle da qualidade das avaliações, coordenam o recebimento das inscrições dos cursos interessados, acompanham as comissões assessoras durante as visitas às instituições.

Além disso, eles também são membros das Comissões de Avaliação dos Cursos de Medicina Veterinária, de acordo com a Portaria 31/2017 , sendo o elo entre a instituição candidata e a Comissão de Acreditação para o esclarecimento das dúvidas sobre o processo.

data-cke-saved-src=/uploads/images/IMG_1822.JPG
Visita que a CRNMV fez com o apoio do Ricardo para o piloto da Acreditação da Residência

“É um prazer enorme ver os projetos saírem do papel, trabalhar para isso e ver o projeto funcionando”, relata Liana.

Ricardo também se orgulha do trabalho e complementa: “conhecer pessoalmente o resultado do nosso trabalho é gratificante e me faz ter vontade de aprimorar cada vez mais ”.

Conheça os dois projetos:

Acreditação dos Programas de Residência

A Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária tem como objetivo reconhecer a competência dos melhores cursos de treinamento em serviço oferecidos no país.

O selo de qualidade que será emitido pelo CFMV serve como referência para profissionais que buscam programas com os mais altos padrões de capacitação, e como um estímulo para o aperfeiçoamento dos programas de aprimoramento profissional e residência.

Por meio de avaliações in loco, representantes do CFMV se certificam de que os programas seguem padrões ideais de ensino, infraestrutura, preceptoria e casuística. O processo é voluntário, e será realizado de acordo com as solicitações enviadas pelas próprias instituições.

Para obter o Selo de Acreditação, o Programa de Residência ou Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária deve atender aos critérios pré-estabelecidos nas Resoluções CFMV 1094/2015 e nº 1076/2014.

Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária

A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária surgiu da necessidade de melhorar os padrões de qualidade da educação com ênfase em cenários de aprendizagem, visando a formação de profissionais mais capacitados para atender as demandas sociais. Ela representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino de Medicina Veterinária de uma determinada instituição, para realizar as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos.

O processo é voluntário; e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

A Resolução CFMV 1154/2017 que cria o Sistema Nacional de Acreditação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária foi publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de junho de 2017.

Saiba mais sobre os dois projetos em: http://acreditacao.cfmv.gov.br/

Área de Gestão da Comunicação