Luciana Heringer reúne fotografias com belezas incomuns do país

29 de setembro de 2017 - Em dois anos de viagens pelo Brasil, a fotógrafa Luciana Heringer buscou paisagens incomuns. “Eu quis mostrar lugares com belezas que não estamos acostumados, pois não passam na televisão, e valorizar nossas paisagens. A fotografia nos proporciona isso, ver beleza onde não tem”, explica.

Os registros de Luciana estão reunidos na exposição Permear, que reúne 27 fotografias. Ela argumenta que o nome significa “atravessar” e que isso representa o momento que ela vive. “Minha vida está acontecendo e a gente passa por muita coisa quando trabalha com fotografia. Uma hora estamos felizes, outra, nos perguntamos se queremos isso. É uma maneira de falar ‘pronto, consegui’.”

As imagens foram divididas em sete séries — Algodão, Entardecer, Flona, Lajedo, Represa, Solitude e Sonho — e são resultados de capturas com baixa velocidade e longa exposição. A escolha técnica faz parte do que a fotógrafa quer mostrar com a coleção.

“A câmera em baixa velocidade resulta em fotos que passam a impressão de alta velocidade, o que mostra que, às vezes, as coisas passam por você correndo ou você passa pelas coisas. Me agrada esse efeito porque ele mostra a vida que passa por nós.”

Com locações no Entorno do DF, Búzios, Goiânia e Amazônia, as fotografias de Luciana Heringer revelam sentimentos e sensações da fotógrafa, assim como belezas que ela encontrou nas viagens. Sempre brincando com os efeitos da câmera, ela busca causar sensações diferentes nos espectadores. “É um dos desafios do fotógrafo fazer algo que toque as pessoas e que cause questionamentos”, finaliza.

serviço

Exposição Permear

Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça — STJ (SAFS, Q. 6, lt 1, Tr. 3)

Até 17 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

Área de Gestão da Comunicação com informações do Correio Braziliense