Brasília recebe exposição de Salvador Dalí baseada na obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri

17 de novembro de 2017 - Conhecido pelo estilo inconfundível de surrealismo, Salvador Dalí é um dos expoentes da arte mundial. Complexo e cheio de facetas, o espanhol foi além das obras mais famosas, sendo responsável pela representação visual da consagrada obra de Dante Alighieri - A Divina Comédia - nas artes plásticas.

Dalí transferiu, das letras para as telas, o Inferno, o Purgatório e o Paraíso do escritor em cerca de 100 pinturas, com todos os tons surrealistas e simbólicos de Salvador Dalí.  De 15 de novembro até o dia 4 de março de 2018, quem passar pela Galeria Vitrine, na Caixa Cultural Brasília, de terça-feira a domingo, sempre das 9h às 21h, poderá conferir pinturas que revelam este universo de Alighieri.

"Essa mostra é uma aula onde se pode debater literatura e arte em um mesmo ambiente. A exposição tem um poder didático, não só pelos artistas Dante e Dalí, mas pelo poder das obras que, de forma sutil, tocam em muitos aspectos contemporâneos", explica o curador Rodolfo Athayde.

Nas peças, Dalí extrai a agonia, os prazeres, os sabores e dissabores de uma viagem rumo à conquista de um paraíso idealizado. As imagens, como é a marca do artista, atingem o subconsciente e os sonhos. Os círculos infernais, o centro da Terra, o encontro com Lúcifer, o reencontro com Beatriz, a mulher amada e idealizada, e a admissão de um paraíso são retratados por Dalí, que respeita a transição do poema. Versos que vão do limbo aos céus.

Serviço 

Dali: A Divina Comédia

Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine  (Setor Bancário Sul Qd. 4)

De 15 de novembro até 4 de março de 2018

De terça a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca

 

Área de Gestão da Comunicação com informações do GPS Brasília