Quer criar um novo hábito? A chave é prever os momentos de preguiça

04 de dezembro de 2017 -  Começo de ano é sempre um período em que muita gente determina metas a cumprir. Ter uma alimentação mais saudável, ler mais, se exercitar mais... O problema é que, com o passar dos meses, a motivação diminui e os novos hábitos muitas vezes acabam morrendo na praia. Para evitar isso, o psicólogo e diretor do Laboratório de Tecnologia Persuasiva de Stanford, BJ Fogg, sugere uma forma simples de manter o foco, mesmo naqueles dias em que bate a preguiça.

Segundo Fogg, apesar da energia e motivação nos primeiros dias do ano, é preciso ter em mente que a preguiça vai dominar alguns períodos. Para manter o hábito, a chave é antecipar esses momentos – e se preparar para eles. A dica é tirar o máximo de vantagem dos dias em que você está se sentindo motivado – e fazer tudo o que puder para manter esse hábito nos próximos dias. Pode parecer simples, mas a estratégia se baseia em aceitar que a motivação em alguns momentos vai ceder e dar espaço à preguiça.

Digamos que a meta é ter uma alimentação saudável. Então, quando você acordar disposto a cumprir esse objetivo, vá ao mercado, compre frutas e legumes, lave-os e deixe tudo pronto na geladeira. Assim, mesmo se você estiver com preguiça no dia seguinte, haverá menos "obstáculos" para manter seu plano de melhorar sua alimentação. “Ao longo da semana, quando você estiver menos motivado, seu objetivo de se alimentar de forma mais saudável será mais fácil”, afirmou Fogg.

Para o psicólogo, a ideia não é tentar aumentar sua motivação, mas tirar vantagem quando ela estiver mais forte. Ele chama isso de “ondas de motivação”. “A motivação tem o papel de nos ajudar a fazer as coisas difíceis”, disse ele. Então, quando você se sente motivado, deve fazer todas as coisas difíceis que tornarão o hábito mais fácil de sedimentar no futuro. Se a meta é se exercitar mais, use um dia de motivação para se matricular em uma academia, encontrar um personal trainer e agendar as próximas sessões.

Outra estratégia é usar os momentos de motivação para aprender algo novo, relacionado ao objetivo. Por exemplo, testar uma nova receita, bem menos gordurosa e mais nutritiva. Da próxima vez que tentar reproduzir a receita, será mais fácil – mesmo se você estiver mais cansado. 

Área de Gestão da Comunicação com informações da http://epocanegocios.globo.com