Talentos CFMV: a corredora Clarissa Ataíde

Curtir uma praia, piscina, organizar a casa para começar o ano com tudo no lugar, passar no salão para fazer cabelo e maquiagem ou quem sabe passar o dia curtindo um churrasco com amigos. Para algumas pessoas essa pode ter sido a rotina do último dia de 2017, mas não para a colaboradora da Área de Gestão Administrativa (Agead), Clarissa Ataíde. No dia 31 de dezembro, Clarissa decidiu correr pela primeira vez a São Silvestre, corrida mais famosa do Brasil e da América do Sul, realizada anualmente em São Paulo (SP).

A paixão pela corrida de rua começou ainda em 2007, quando decidiu se preparar para provas físicas de concurso. Com algumas pausas, tomou gosto pela coisa e nunca mais parou.

Acostumada a correr 5 Km, Clarissa se intimidou, a princípio, com o percurso de 15 Km. “Duas amigas do Sul me chamaram para a corrida, mas fiquei assustada, já que a distância era grande”, conta.

data-cke-saved-src=/uploads/images/WhatsApp%20Image%202018-01-04%20at%2011_16_21.jpeg
                

A colaboradora se preparou ao longo de 2017: corria na esteira da academia de 3 a 4 vezes por semana e todo final de semana ia para o Eixão praticar na rua. Em novembro, na corrida da Mulher Maravilha, fez seus primeiros 10 km. 

“Durante a São Silvestre, pensei em desistir várias vezes. O percurso foi bem difícil, com várias subidas, especialmente no final. Mas a torcida era grande ao longo de todo o trajeto e incentivou demais a continuar”, afirmou.

Das cerca de 8 mil inscritas mulheres, Clarissa ficou em 4.750. “Ao terminar veio muito alívio. Às vezes temos medo de enfrentar desafios, mas a sensação de superação é grande e vemos que sempre podemos mais”, afirmou.

O desafio, ao invés de desanimar, incentivou Clarissa a tentar mais. Esse ano pretende correr duas meia-maratonas em abril e novembro, e depois partir para corridas fora do país. “Quero ir para a meia maratona da Disney daqui uns dois anos”. E como sempre gostou de nadar, também pretende treinar para provas de thriatlon, que incluem corrida, ciclismo e natação.

Benefícios e dicas

Entre os benefícios da corrida, Clarissa destaca o bem-estar físico e mental que a prática gera. “Mas a vibração das pessoas que correm junto também é muito grande, além do ambiente agradável e saudável e o preparo físico que a corrida dá”.

data-cke-saved-src=/uploads/images/WhatsApp%20Image%202018-01-04%20at%2011_56_04.jpeg

Clarissa também dá algumas dicas para quem quer se iniciar nesse mundo: “Antes de mais nada, verificar se a saúde cardíaca está bem e ter orientações de educadores físicos para aprender a técnica. É bom começar aos poucos, intercalando corridas e caminhadas e sem ultrapassar seus limites físicos para não se machucar, mas também não deixe de estabelecer metas e ir se superando", recomenda. 

Para encontrar o tênis ideal, Clarissa diz ser essencial fazer o teste da pisada nas lojas para ver o melhor tipo de tênis que se adapta ao seu pé.

Série Talentos CFMV

Os talentos dos colaboradores do CFMV vêm sendo mostrados pela Ascom em uma série de reportagens. Confira:

Talentos CFMV: aprenda a fazer uma cesta de Natal, com a colaboradora Flávia Lobo
Talentos do CFMV: O judoca Lincoln
Talentos do CFMV: a decoradora de festas Lúcia Scorsin
Talentos do CFMV: o mesa-tenista Eidamar Martins
Talentos CFMV: o fotógrafo Leonardo Rossini
Talentos CFMV: a decoradora Ana Célia
Talentos CFMV: o pensador Uelton Aguiar
Talentos do CFMV: a tenista Luciana Morcelles
Talentos do CFMV: o chef Josemar Aragão
Talentos do CFMV: o escritor Carlos Pontes
Talentos do CFMV: a cantora Clarissa de Brito
Talentos do CFMV: o músico Marcos Paulo
Talentos do CFMV: a pintora Jaqueline Chaves
Talentos do CFMV: o judoca Antônio Filho

Área de Gestão da Comunicação