Acessos ao início do Eixão Sul são abertos. Saiba o que muda no trânsito

15 de fevereiro de 2018 -  Motoristas já conseguem acessar as duas alças que desviam o trânsito da área onde o viaduto no início do Eixão Sul caiu. Com isso, o tráfego de veículos pode acontecer de forma contínua no Eixo Norte-Sul. O trecho estava interditado havia nove dias, desde que parte do viaduto sobre a Galeria dos Estados desabou, em 6 de fevereiro. A liberação ocorreu por volta das 6h, de hoje (15), quando a movimentação de carros começava a aumentar. 

Os desvios inaugurados terão três faixas de rolamento. Um deles liga o Eixinho W à Asa Sul, e o outro, no sentido contrário. A velocidade nas vias será de 40 km/h. A promessa é que de agora o tráfego flua melhor nos locais, principalmente, nos horários de maior movimentação, no início da manhã ou noite. Ainda não há previsão para a conclusão das obras no viaduto. 

Análise nos laboratórios da UnB

Parte do concreto armado e dos cabos de aço protendidos (tensionados dentro da estrutura de concreto) começaram a ser retirados da estrutura ontem e seguiram para laboratórios da UnB onde vão passar por análises. Durante todo o fim de semana e feriado de carnaval, professores da UnB, mestrandos e doutorandos fizeram estudos da patologia da estrutura, com mapeamento do desenho do viaduto.

“Será feita a análise da característica do material, a averiguações da corrosão do aço e da resistência dos cordoalhos”, explicou José Humberto Matias de Paula, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Ele reforçou que, paralelamente à pesquisa na UnB, a Novacap vai realizar análises de modelação computacional. “São estudos para verificar o equipamento a ser usado”, comentou.

Assessoria de Comunicação com informações do Correio Braziliense