Palavra do Secretário-Geral

06 de março de 2018

 

Caros colaboradores do CFMV,

Iniciamos, nesta edição, uma nova fase da comunicação interna no Conselho Federal de Medicina Veterinária. Conforme planejado pela Assessoria de Comunicação, periodicamente será dirigida uma mensagem da Secretaria-Geral a todos os que trabalham nesta Autarquia Federal.

Começo me apresentando. Sou mineiro, de uma cidade que pelo nome só pode ser bonita, Belo Horizonte que, com muito orgulho, também chamamos carinhosamente de “Belzonte, uai!”

Graduado como médico veterinário pela UFMG há 45 anos, mestre por duas universidades (UFMG e Universidade Autonoma de Madrid) e doutor pela Universidade Complutense de Madrid-Espanha. Atuei como médico veterinário clínico, cirurgião e na produção animal em uma Cooperativa de Produtores Rurais, em São Domingos do Prata, Minas Gerais (que considero minha primeira pós-graduação), trabalhando sempre com grandes animais. Fui também pesquisador da Embrapa e depois, por 40 anos docente da Escola de Veterinária da UFMG, de onde me aposentei como professor titular, em 2016. Também bolsista pesquisador do CNPq desde os anos 80. Orientador de mestrado e doutorado. Publiquei inúmeros artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

Recebi muitas homenagens, dentre elas a Comenda Antônio Secundino de São José, das mãos do governador do Estado de Minas Gerais (maior honraria concedida aos que contribuíram para o desenvolvimento agropecuário em MG); entretanto, a minha maior honraria é ter contribuído, como professor, para a formação de mais de 4.500 médico (as) veterinários (as). Isto muito me gratifica pois fui estudante de origem humilde e, assim, pude retribuir o que recebi por ter estudado em uma universidade federal, bancada pelo povo brasileiro.

Vice-presidente e depois por três gestões consecutivas presidente do CRMV-MG. Estou, portanto, no Sistema CFMV/CRMVs desde 2006. Nesta trajetória de Conselho de Classe vi e vivi muitos momentos, bons e outros não muito bons, porém conseguimos, com apoio de uma equipe dedicada, realizar um trabalho que possibilitou ao CRMV-MG tornar-se um Conselho moderno e preparado para enfrentar os desafios destes novos tempos. Espelho para muitos! Trabalhamos de uma forma colegiada e participativa em que todos os nossos colaboradores e amigos puderam se sentir participantes da gestão e dos resultados obtidos.

Iniciamos aqui no CFMV uma nova fase de nossas vidas, integrando um grupo eleito para fazer uma nova gestão neste Conselho Federal. “Inovação e Transparência” foi o que nos trouxe até aqui. Gosto de desafios e estou sempre buscando novas “encrencas”, como dizem meus amigos, uma vez que aposentado deveria estar curtindo as “delícias” da aposentadoria. Tenho um “bit” muito acelerado, de acordo com os que me conhecem, e não posso diminuir meu ritmo de trabalho. Assim, vamos ficar nesta ponte aérea BH-Brasília-BH nestes três anos de gestão.

A porta da sala do secretário-geral estará sempre aberta quando estiver no CFMV, como quando fui presidente do CRMV-MG. Estão todos convidados a entrar e tomar comigo um gostoso café servido gentilmente pelo John. Gosto de ouvir sugestões e conversar.

Grande abraço,

Nivaldo.