Especial Dia da Mulher: Com 28 anos de CFMV, Luciana Morcelles conta sua trajetória de trabalho no Conselho Federal

data-cke-saved-src=/uploads/images/A89A0435.JPG
Foto: Ascom/CFMV

Por Giovanna Lopes

08 de março de 2018 – Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher celebra as várias conquistas das mulheres ao longo dos anos: sociais, políticas e econômicas.

O caminho não foi fácil, mas, aos poucos, conseguimos conquistar nosso espaço no mercado de trabalho. E ainda há margem para novas conquistas.

Aqui no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) as mulheres estão presentes em diferentes áreas. Dos 108 funcionários, entre efetivos, comissionados, estagiários e terceirizados, 52 são mulheres.

A Assessoria de Comunicação do CFMV conversou com a colaboradora com mais tempo de casa! Luciana Morcelles dos Santos entrou no Conselho Federal em 1990 e completa 28 anos de CFMV em outubro deste ano. 

data-cke-saved-src=/uploads/images/LUCIANA.jpg
Luciana na antiga sede do CFMV, no SCS. Foto: acervo da colaboradora

Luciana viu de perto o crescimento do Conselho Federal. Trabalhou na área de finanças, contabilidade e processos. Durante todo esse tempo viu de perto a criação e o crescimento de muitas áreas do CFMV, assim como dos Conselhos Regionais.

“Quando entrei o CFMV só tinha oito funcionários e a sede era no Setor Comercial Sul. Trabalhávamos com Telex, não tinha computador, fazíamos os documentos na máquina de datilografia elétrica e quando errávamos passávamos corretivo”, lembra, com sorrisos e emoção em seu rosto.

data-cke-saved-src=/uploads/images/2_LUCIANA.jpg
Primeira viagem que a Luciana fez pelo CFMV para o CRMV-PE, em 1991. Foto: acervo da colaboradora

Segundo a colaboradora, ela viajou o Brasil todo pelo Conselho Federal e conheceu todos os Conselhos Regionais. “Minha primeira viagem de avião foi a trabalho pelo CFMV. Inclusive toda a minha vida pessoal está entrelaçada ao Conselho. Já trabalhava aqui quando saí da casa dos meus pais para morar sozinha, quando tive o meu primeiro carro, quando casei, quando tive o meu filho Peppe, o chihuahua que é o meu xodó”, conta Luciana.

Profissionalmente, Luciana comenta que aprendeu muito no CFMV. Antes de trabalhar na autarquia suas experiências foram em uma imobiliária, escritório de contabilidade, na Caixa Econômica, no Banco de Boston e na Encol.

“Eu trabalhava há três meses na Encol quando o secretário-geral da época me ligou convidando para trabalhar na área contábil do CFMV. Estava no início da minha faculdade de Ciências Contábeis”, explicou Lú, como é conhecida entre os colegas.

Luciana Morcelles trabalhou 23 anos com finanças, contabilidade e auditoria no CFMV. E cinco anos na área em que trabalha atualmente, de processos, o que lhe rendeu a vontade de se especializar no assunto e fazer o MBA em Gestão de Processos, que já concluiu há dois anos.

“Conheci muita gente no CFMV, muitos inclusive já se foram. Fiz vários amigos. Aprendi muito...”, fala Luciana, muito emocionada.

Assessoria de Comunicação do CFMV