Colaboradores contam suas atitudes em prol da economia de água

data-cke-saved-src=/uploads/images/consumo-agua-consciente-empresa.jpg
Imagem: Divulgação

Por Giovanna Lopes

22 de março de 2018 – Na data de hoje (22) – Dia Mundial da Água -  é imprescindível refletir sobre os nossos hábitos que podem afetar a disponibilidade de recursos hídricos.

A crise hídrica é uma realidade para 16% das cidades brasileiras, segundo matéria do Correio Braziliense, entre elas a capital da República, que, há quase dois anos, vive em sistema de racionamento.

Garantir água para todos – um dos temas mais debatidos no 8º Fórum Mundial da Água, que se encerra amanhã, aqui em Brasília (DF), passa não só pela revisão de prioridades das políticas públicas, mas sobretudo pela educação, para que as pessoas tenham consciência e evitem o desperdício.

Conversamos com alguns colaboradores do CFMV para saber sobre suas atitudes em prol da economia da água e adoramos saber sobre a conscientização de cada um. Vamos lembrar os bons exemplos dos colegas e nos inspirar em nosso dia-a-dia?

A colaboradora Jaqueline Chaves disse que sempre foi consciente para não desperdiçar água, mas de um tempo para cá, seus cuidados aumentaram: “fecho a torneira para escovar os dentes, desligo o chuveiro para lavar o cabelo, ensaboo todas as louças para depois enxaguar”, contou Jaqueline.

Mônica Olímpia tem os mesmos cuidados da Jaqueline, sua colega de sala, e também economiza água na hora de lavar as roupas tanto no tanque quanto na máquina de lavar.

Já a funcionária Márcia Cardozo disse que reutiliza a água da máquina de lavar para limpar as varandas da sua casa e a água da chuva para lavar os seus tapetes.

“Eu também reaproveito a água da máquina de lavar roupa para limpar a casa e os meus tênis. E a água da chuva para lavar o carro e dar banho nos cachorros”, afirmou John Wesley, sorridente.

Rodrigo Fragoso informou que é bastante consciente para o uso da água. “Lavo os banheiros do apartamento com a água da máquina de lavar roupa e coloco uma garrafa pet na caixa de descarga para diminuir a quantidade de água gasta quando damos descarga”, falou o colaborador.

O colega Renato Reis aproveita a calha do telhado da sua casa para aproveitar a água da chuva. “Com a água da chuva lavamos o carro, as áreas da casa, o canil, molhamos as plantas. Também aproveitamos quando chove para rapar as calçadas e, assim, limpá-las”, comentou Renato.

 

A Assessoria de Comunicação do CFMV tem divulgado dicas de consumo consciente de água na Intranet e pelos informativos Destaques da Intranet. Relembre:

O que você tem feito para evitar o desperdício de água?

Dicas importantes para o uso racional da água

Aplicativo da Caesb permite acompanhar o racionamento de água

Caesb recomenda não estocar água no rodízio de fornecimento

Assessoria de Comunicação do CFMV