Palavra do Presidente

29 de março de 2018 

No dia 26 de março, última segunda-feira, completamos cem dias de mandato.

Encontramos, quando chegamos, um Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estruturado, com corpo funcional capacitado.

Entretanto, as carências e deficiências organizacionais logo se revelaram e, com elas, os desafios de regulamentação e fiscalização da Medicina Veterinária e Zootecnia se somaram aos de natureza interna.

Assim, paralelamente à adoção de providências relacionadas à atividade finalística do Sistema CFMV/CRMVs e, em especial, deste CFMV, fizeram-se necessárias providências de natureza administrativa.

A mudança do organograma e da estrutura foi o primeiro passo.

Criamos a Controladoria, essencial para a fiel aderência das práticas administrativas à legislação que rege a administração pública.

Igualmente, criamos a Ouvidoria, que tem por principal atribuição ser o canal direto do CFMV com os CRMVs, profissionais e a sociedade em geral, bem como fomentar e assegurar a transparência dos atos e decisões. Também destacamos a equipe que, paralelamente às atividades ordinárias, terá o importante papel de mapear e analisar as carências e anseios dos CRMVs e, ao fim, propor e coordenar as execuções.

Ainda, houve o fortalecimento de atividades relacionadas a duas das principais atribuições do CFMV:

- Atividade judicante, cuja gestão passou a ser feita pelo Departamento Jurídico;

- Atividade técnica, a ser gerida por profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia e que contará com o subsídio de Câmaras e Comissões em quantidade e abrangência condizentes à relevância de ambas as profissões.

Nos próximos dias, daremos início à divulgação da lotação dos servidores em cada Departamento e Área, com a apresentação das equipes e efetiva implantação dessa nova realidade.

Os anseios e angústias, sabemos, continuam.

Entretanto, podemos garantir ao corpo funcional que a Diretoria Executiva do CFMV, diuturnamente, não tem medido esforços para, com objetividade, prudência e, sobretudo, segurança, conduzir esta Casa, sempre com a atuação do corpo funcional.

Como dizemos: o Conselho é de todos, inclusive dos senhores, servidores e servidoras, com quem contamos para essa desafiadora - porém honrosa - missão de fiscalizar e regulamentar a Medicina Veterinária e Zootecnia brasileiras.

Um ótimo feriado a todos!

 

Francisco Cavalcanti de Almeida

Presidente do CFMV