Movimento Maio Amarelo: Nós somos o trânsito

16 de maio de 2018

O “Movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o grande número de mortes e feridos em acidentes de trânsito ao redor do mundo. Com o tema “Nós somos o trânsito” o Movimento chega à sua 5ª edição e estimula na sociedade diálogos e ações voltadas à necessidade urgente da diminuição do número de acidentes no trânsito.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, com 234 mortes a cada 100 mil veículos, atrás da Índia, da China, dos Estados Unidos e da Rússia. Ainda segundo dados da ONU, o Brasil é o segundo país mais violento quando se trata de motocicletas. São 7 acidentes a cada 100 mil habitantes e fica atrás apenas do Paraguai - que alcança 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes.  

No Distrito Federal, o número de acidentes com mortes vem reduzindo, conforme dados do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Em 2016 ocorreram 363 mortes, seguidas de 243 mortes notificadas no trânsito em 2017. Já no primeiro trimestre deste ano foram registrados 80 casos, o que representa uma redução considerável no período analisado, embora ainda preocupante.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) apoia o movimento “Maio Amarelo” e propõe uma reflexão a todos os colaboradores optarem por um trânsito mais seguro.

Quer conhecer mais sobre o movimento? Confira o mural do CFMV!

Mural CFMV

O mural é atualizado a cada duas semanas. Você também pode ajudar com sugestões, basta enviar um e-mail para comunicacaosocial@cfmv.gov.br com a sua dica.

                          

Departamento de Comunicação