29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo

27 de agosto de 2018

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como finalidade reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco. A data foi criada pela Lei nº 7.488/1.986.

O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para "relaxar".

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) preocupado com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores informa que o Plano de Saúde Amil oferece o Programa de Combate ao Tabagismo, que é composto por grupos abertos especializados no atendimento e no acompanhamento de quem almeja parar de fumar. A abordagem em grupo permite a troca de experiências entre os participantes e é considerada a melhor estratégia para a interrupção do hábito tabágico, de acordo com os dados científicos internacionais. Os objetivos do programa são:

- Estimular e dar suporte a quem queira parar de fumar;

- Orientar sobre a síndrome de abstinência e recaídas;

- Prescrever, de acordo com indicação clínica, as medicações adequadas para o sucesso da cessação do tabagismo.

Confira o Programa de Combate ao Tabagismo e agende sua consulta pelo site agendamentoonline.amil.com.br, na opção Programa. Você também pode realizar o seu agendamento pelo telefone 3003-1333.

Departamento de Comunicação com informações do Ministério da Saúde e da Amil