Sessão Plenária do CFMV discute novas normas para Medicina Veterinária e Zootecnia

26 de fevereiro de 2019

Dias 21 e 22 de fevereiro, os integrantes da diretoria e conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizaram a 321ª Sessão Plenária Ordinária, na sede da autarquia.

Durante a reunião, além de questões administrativas, foram discutidas propostas de minuta de resolução sobre cursos de auxiliares de veterinário e limites de atuação desses auxiliares; relatório da Comissão de Tomada de Contas do CFMV; proposta de alteração do art. 20 da Resolução CFMV n° 1138, de 2016, que “Aprova o Código de Ética do Médico Veterinário”; novo organograma do CFMV; Projeto de Recadastramento dos Profissionais e nova carteira profissional; dentre outros assuntos.

data-cke-saved-src=/uploads/images/A89A0370.JPG
 Diretoria do CFMV. Foto: Decom/CFMV

A pauta que gerou grande debate foi, sem dúvida, a proposta de Resolução CFMV nº1256, que vedou inscrição profissional de egressos de cursos de Medicina Veterinária ofertados na modalidade a distância. A nova norma norma, publicada na última segunda (25/02) no Diário Oficial da União, foi aprovada por unanimidade na plenária.

            data-cke-saved-src=/uploads/images/A89A0373.JPG   

                              

 

 

 

 

Integrantes da Plenária. Foto: Decom/CFMV

Durante os debates, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, relatou que o curso de Medicina Veterinária demanda inúmeras atividades práticas e de campo, como anatomia, fisiologia, clínica, cirurgia, patologia, análises laboratoriais, entre outras operacionais e de manejo técnico, cuja aprendizagem só ocorrem por meio de aulas presenciais, conforme prevê a nova norma.

“Estudantes de Medicina Veterinária passam por árduo treinamento para aprender a identificar as queixas de pacientes que não falam e não podem comunicar verbalmente o que sentem”, afirmou.

Em destaque, o secretário-geral do CFMV, Helio Blume, e o tesoureiro, Wanderson Alves Ferreira, esclareceram questões administrativa da autarquia como o orçamento geral e o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, ainda em planejamento.

Também foram abordados temas como Revista do CFMV, participação de integrantes do CFMV em eventos internacionais e a atuação dos profissionais médicos veterinários em Brumadinho.

data-cke-saved-src=/uploads/images/IMG_20_3.JPG

Carlos Henrique de Amorim Soares com o presidente do CFMV, Francisco Almeida. Foto: Decom/CFMV

A Plenária contou com a presença do zootecnista Carlos Henrique de Amorim Soares, secretário de agricultura do estado de Alagoas, e de José Renato Ribeiro, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amapá.

Além dos integrantes da diretoria do Conselho Federal, participaram da Sessão os conselheiros efetivos Cícero Araújo Pitombo, João Alves do Nascimento Júnior, Therezinha Bernardes Porto, José Arthur de Abreu Martins, Wendell José de Lima Melo e Francisco Atualpa Soares Júnior; e os conselheiros suplentes Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti, Nestor Werner, Irineu Benevides e Paula Gomes Rodrigues.

Assessoria de Comunicação do CFMV