8 de março – Dia Internacional da Mulher - CFMV

8 de março de 2019

No Dia Internacional da Mulher, o Conselho Federal de Medicina Veterinária presta homenagem para todas as mulheres, em especial, às colaboradoras, pelo histórico de conquistas ao longo de anos. A data é símbolo mundial de luta por melhores condições de vida e de trabalho, no âmbito social, político e econômico.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, para destacar a busca por direitos e igualdade. A data chama atenção, também, para a discriminação contra a mulher em todos os setores. Neste 8 de março, é importante refletir, também, sobre o papel e as atuais condições da mulher na sociedade.

Na Medicina Veterinária e na Zootecnia as mulheres estão cada vez mais atuantes. Dos 128.821 médicos-veterinários registrados e ativos no país, hoje, mais da metade são mulheres, representando 65.537 médicas-veterinárias registradas e ativas (em comparação às 26.909 que figuravam em 2009). Esse é um dado significativo que leva à conclusão de que a área já é dominada pela participação feminina.

Na Zootecnia, apesar do domínio masculino, a presença das mulheres é crescente. Analisando os dados de zootecnistas registrados e ativos no Brasil, o crescimento da participação delas na profissão também é significativo. Dos 8.887 profissionais brasileiros, 2.783 são mulheres, o que representa um terço do mercado, diferença clara das 1.229 zootecnistas em 2009.

O CFMV parabeniza e agradece o empenho e a dedicação de todas as mulheres que contribuem para a excelência do Sistema CFMV/CRMVs. Feliz Dia Internacional da Mulher.

Departamento de Comunicação