CFMV alerta para a importância da higienização das mãos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Trata-se de uma forma de conscientização e reforço da prática em instituições de saúde.

Higienizar as mãos é uma prática preventiva contra infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e ajuda a promover a segurança de pacientes, profissionais e usuários de serviços de saúde. O ato é o mais importante e eficaz contra a disseminação de infecções e microrganismos resistentes, no entanto, é muito ignorado ainda.

Em 2019, estabelecido pela OMS e com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o tema da data é: “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”.

A OMS assinala para profissionais de saúde que é importante lavar as mãos com água e sabonete (líquido ou espuma) quando estiverem visivelmente sujas de sangue ou outros fluidos corporais, quando forem expostas a potenciais organismos formadores de esporos ou depois de utilizar o banheiro. Mas as recomendações valem para todos, então é fundamental lavar as mãos nessas situações:

- Antes de comer ou manusear alimentos;
- Após ter utilizado as instalações sanitárias;
- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);
- Após tocar animais ou seus dejetos;
- Após manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico);
- Após usar transportes públicos;
- Antes e após tocar doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras etc.);
- Antes e após uma visita a um doente internado (hospital ou outra instituição).

Departamento de Comunicação