A paternidade vista por Marcos Paulo Del Fiaco, diretor do Detin
9 de agosto de 2019
O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (11) e, para homenagear todos os pais que fazem parte do CFMV, entrevistamos o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin), Marcos Paulo Del Fiaco. Ele é pai de Alana, 10, Marcelo, 7 e Eduardo, 5.
Marcos Paulo e os filhos, Alana, Eduardo e Marcelo
Para Marcos, o mundo está se transformando, evoluindo e que a mudança acontecerá, queiram ou não os homens/pais. “Entendo que é cultural, que essa mudança leva tempo para acontecer, até porque crescemos numa sociedade machista em que nossas mães também eram machistas. Mas que se eles não assumirem o seu real papel na criação, irão perder um tempo que não tem volta e que poderá influenciar eternamente a personalidade de seus filhos”, diz, em entrevista ao Departamento de Comunicação (Decom). Confira:
Qual presente você gostaria de ganhar, de verdade, neste Dia dos Pais?
Com certeza, um dia bem divertido em família.
Quais são os maiores desafios da paternidade hoje?
Acredito que o maior desafio da paternidade é dedicar tempo aos filhos. Podemos até ser presentes, mas não, necessariamente, seremos participativos. E isso pode ser um grande diferencial na criação. É preciso ter uma relação constante, não somente nas brincadeiras, mas de um jeito em que possamos sempre orientá-los. Principalmente, hoje em dia, com a quantidade de informação que eles têm acesso, é importante estar junto deles para dizer o que é ou não é correto.
Marcos e a família completa, a esposa, Fabíula e os filhos, Alana, Eduardo e Marcelo
Como você mais gosta de curtir o tempo que tem com seus filhos?
Adoro curtir o tempo em que eles brincam sem brigar, porque, pelo amor de Deus, eles brigam o tempo todo. [risos]
O CFMV deseja a todos um Feliz Dia dos Pais!
Departamento de Comunicação