CFMV é iluminado em rosa para campanha contra câncer de mama

1º de outubro de 2019

Luzes de cor rosa foram acesas no Conselho Federal de Medicina Veterinária, dando ao prédio o tom da Campanha “Outubro Rosa”, demonstrando o apoio do Conselho à luta contra o câncer de mama. E, ao longo do mês, o Programa Entre a Gente - por meio do Saúde Plena – promoverá uma roda de conversa com especialistas, distribuição de laços rosas e informações sobre o autoexame a todos os funcionários.

O câncer de mama é um dos desafios no cenário atual de envelhecimento populacional e enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excetuando-se os tumores de pele não melanoma, e também o que mais mata.

Segundo a Estimativa 2018 - Incidência de Câncer no Brasil (Inca, 2017), estima-se em 59.700 os casos de câncer de mama feminina no Brasil, para 2019.

Em 2016, foram registrados, no Brasil, 16.069 óbitos por câncer de mama em mulheres. A taxa bruta de mortalidade por esse câncer foi de 15,4 óbitos por 100 mil mulheres no país, mas variou entre as regiões geográficas. As maiores taxas foram observadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. As taxas de mortalidade estão fortemente relacionadas ao acesso aos serviços de saúde e à qualidade da assistência que é ofertada às mulheres com câncer de mama.

A campanha Outubro Rosa é mundial e começou no Brasil em 2002, ocorrendo todos os anos sempre no mês de outubro. Em Brasília, prédios da Esplanada dos Ministérios também estão iluminados de rosa para lembrar a luta contra o câncer de mama.

Departamento de Comunicação com informações do Ministério da Saúde