CFMV participa da solenidade de posse da nova diretoria da Academia Brasileira de Medicina Veterinária
01 de novembro de 2019
“Que seja um caminho de construção de unir forças com o Sistema CFMV/CRMVs, na luta pela qualidade dos cursos de Medicina Veterinária do país, que já são mais de 400 em atividade, e pelo combate ao ensino a distância, modalidade impraticável para os cursos da área de saúde”, com essas palavras o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, participou da solenidade de posse da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), realizada na última quinta-feira (01/11) no Salão Nobre da Sociedade Nacional da Agricultura, no Rio de Janeiro, RJ.
Francisco Cavalcanti de Almeida (à direita), na mesa da solenidade. Foto: Abramvet
O médico-veterinário Josélio de Andrade Moura é o novo presidente da Abramvet. Ele foi eleito para o triênio 2019-2022. Natural de Jequié, no sudoeste da Bahia, Moura é um dos fundadores da Academia e o primeiro baiano a presidir a entidade. “A Academia é uma instituição sublime, bem diferente das entidades gremiais, diretórios, associações, sindicatos, federações etc. É uma Instituição singular, composta de Confrades e Confreiras com confluência de ideias e a finalidade de executar atividades sociais, culturais, técnico-científicas além de preservar a memória histórica da Medicina Veterinária Brasileira contribuindo, desta forma, para o progresso da profissão”, pontua.
Josélio de Andrade Moura. Foto: Abramvet
Além de Josélio Moura na presidência, tomaram posse a nova diretoria e conselheiros.
A Academia Brasileira de Medicina Veterinária foi criada na década de 1980, por meio da Resolução número 424 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, publicada em nove de setembro de 1983. Entre as suas atribuições estão o incentivo e apoio às publicações cientificas e o fortalecimento da Medicina Veterinária. A Abramvet realiza também o intercâmbio com as Academias de países como França, Espanha e Portugal para promover o desenvolvimento da profissão.
Participarm também da solenidade, os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, Altair Santana de Oliveira, e do Rio de Janeiro, Rômulo Spinelli.
“Tenho a certeza, que, após esse pleito, a Academia sairá mais fortalecida e seguirá a sua trajetória com mais vigor e galhardia”, finalizou o presidente empossado da Abramvet em seu discurso.
Conheça a nova Diretoria da Abramvet – Triênio 2019-2022
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente – JOSÉLIO ANDRAE MOURA
Vice-Presidente – JOSÉ CÉSAR PANETTA
1º Secretário – EDINO CAMOLEZE ALCY
2º Secretário – ALCY JOSÉ VARGAS CHEUICHE
1º Tesoureiro – WILLIAM GOMES VALE
2º Tesoureiro – JOSÉ FERREIRA NUNES
Diretor da Biblioteca e do Museu – PERCY INFANTE HATSCHBACH
Vice-Diretor de Biblioteca e do Museu – LUIZ AIMBERÊ SOARES DE FREITAS
CONSELHO FISCAL
Efetivos:
RENÉ DUBOIS – PRESIDENTE
SALVADOR JORGE DA CUNHA NETO
ROMULO CERQUEIRA LEITE
Suplentes:
WILMA DE ALBUQUERQUE FRANCO
CARLOS WILSON GOMES LOPES
RAIMUNDO NELSON SOUZA DA SILVA
Assessoria de Comunicação do CFMV