Janeiro branco: campanha pela saúde mental

23 de janeiro de 2020

Criada em 2014, por psicólogos brasileiros, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade dos cuidados com a saúde mental, em busca de melhorar a qualidade de vida.

O mês de janeiro, por ser o primeiro do ano, traz expectativas, metas e planos que podem acarretar ansiedades. A campanha propõe o conhecimento, debate e planejamento de ações em prol da saúde mental.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que uma a cada quatro pessoas poderá ser acometida por algum transtorno mental durante a vida.

Outro levantamento realizado pela OMS mostra que, no Brasil, 6% da população sofre de depressão, o que representa 11,5 milhões de brasileiros que convivem com o transtorno, principal causa de incapacidade no trabalho. Os números podem ser ainda mais preocupantes, considerando as pessoas que evitam procurar ajuda com receio de sofrerem preconceito. Já a ansiedade acomete 9,3% dos brasileiros, num total de 18,6 milhões de brasileiros que convivem com o transtorno. Esses números comprovam a urgência de se tratar o assunto e incentivar o combate ao preconceito sobre a necessidade de buscar orientação especializada e partilhar informações sobre os principais transtornos.

Departamento de Comunicação