Prorrogado prazo da consulta pública sobre formulário do SIF para abatedouros de aves
03 de fevereiro de 2020
Até 20 de fevereiro, os abatedouros de aves podem se manifestar sobre os formulários de “Boletim Sanitário (BS)” e de “Controle de mortalidade e recebimento das aves para abate” que estão em consulta pública. Os documentos especificam e padronizam os autocontroles para recebimento e verificação da documentação de trânsito das aves, que deverão ser apresentados ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). A ideia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é padronizar os documentos e estabelecer as informações mínimas necessárias ao SIF para a realização das inspeções antes e após o abate das aves.
Na proposta submetida à consulta pública, para emissão do BS, o médico-veterinário responsável pelo controle sanitário do estabelecimento avícola deverá fazer a avaliação do histórico do lote de abate (inclusive dos resultados das avaliações clínicas e laboratoriais), definir a metodologia, a amostragem e a frequência das avaliações técnicas (segundo normas nacionais e internacionais), bem como os exames clínicos que embasarão o boletim.
Cabe ainda ao médico-veterinário da granja, notificar os Serviços Veterinários Estaduais quando a mortalidade na granja violar o percentual previsto pelo Departamento de Saúde Animal para a notificação de suspeita de ocorrência de influenza aviária ou doença de Newcastle, considerando a espécie e a categoria das aves.
Assessoria de Comunicação do CFMV