Aproveite, o carnaval é seu!

7 de fevereiro de 2020

Sobre o expediente de Carnaval, informamos que a Diretoria Executiva do CFMV concedeu o recesso integral no período de 24 a 26/2. As atividades serão retomadas normalmente no dia 27 de fevereiro.

O carnaval é uma data que divide opiniões: há quem goste da folia, da música e da bagunça, mas, na mesma medida, há os que fogem dela e não querem envolvimento com a data. Se você ainda não sabe o que fazer, dá uma olhada na programação.

Pra quem gosta da folia

O carnaval de 2020 no Distrito Federal vai contar com 180 blocos de rua cadastrados no governo local e folia centralizada no Plano Piloto. A edição deste ano também vai ter um palco novo, viabilizado por meio de parceria público-privada.

Foram extintos dois setores carnavalescos – em Taguatinga e em Planaltina – e a criados outros dois, ambos na região central da capital.

Um dos novos setores será montado no gramado da Funarte, para onde serão realocados os megablocos que, até o ano passado, ficavam no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. O motivo é que o espaço foi privatizado, em junho do ano passado, e para usá-lo o GDF teria que pagar aluguel.

Outra novidade é que a Secec vai montar um palco próprio na Esplanada dos Ministérios. No local, 20 atrações locais e nacionais, como Nação Zumbi, Psirico e Glória Groove, farão apresentações gratuitas entre 21 e 25 de fevereiro.

Hora para acabar

Os horários da folia vão seguir os moldes do carnaval de 2019, mas com a expansão em alguns casos. Nas áreas residenciais e nas comerciais, será mantida a regra do ano passado. Já para os setores carnavalescos houve mudanças:

Residenciais: até 20h

Comerciais: até 22h

Esplanada e Funarte: até meia-noite

Praça dos Prazeres e Setor Carnavalesco Sul: até 2h

Para todos eles, o tempo máximo de duração deve ser de seis horas, com mais uma hora para dispersão do público – como também ocorreu no ano passado.

Programação Polo Esplanada

Sexta (21)

Gustavo Mioto (SP)

Bloco das Gloriosas (com Glória Groove) (SP)

Batata (BA)

Camafeu (DF)

 

Sábado (22)

Nação Zumbi (PE)

Lavi (DF)

DJ Mojjo (SP)

DJ Dozzie (DF)

 

Domingo (23)

Frevo do Mundo (apresentando Céu, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci e Arnaldo Antunes + orquestra)

Bloco do Silva (com Silva) (ES)

DJ Ana Ximenes (DF)

Dhi Ribeiro (DF)

 

Segunda (24)

Bloco da Preta (com Preta Gil) (RJ)

Elba Ramalho (PB)

DJ Distinto (DF)

Lupa (DF)

 

Terça (25)

DJ Bhaskar (DF)

DJ Samhara (MG)

Psirico (BA)

Maria Vai Casoutras (DF)

 

Programação dos Blocos de Rua

Veja a lista completa aqui.

Retiros são opção para quem quer curtir o carnaval sem festas

Para quem opta pela calmaria, retiros podem ser uma boa solução. É o caso do acupunturista Filippe Ximenes Aguiar de Oliveira, 25 anos. “Nos últimos cinco anos, tenho passado o feriado de maneira mais tranquila. Quatro deles passei em retiros na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), e um em casa.”

A decisão, segundo ele, é motivada pela vontade de descansar em meio a dias intensos de trabalho. “Acredito que é uma questão de prioridade. Geralmente, prezo mais pelo descanso e cuidado com o corpo, porque trabalhar e estudar cansa bastante”, diz. “Imagino que posso usar esse tempo de pausa para me recuperar e me dedicar às coisas que acredito”, assegura.

Enquanto uns pulam a folia, outros se reúnem para rezar. A auxiliar administrativa Sthéfane Leandra Costa de Sousa, 19, é uma dessas. Ela conta que irá participar da 34ª edição do Rebanhão, evento organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) e apoiado pela Arquidiocese de Brasília. “Tem quatro anos que passo o carnaval no festival. Sempre vou com o grupo jovem da minha igreja, e é sempre uma experiência diferente, incrível”, compartilha. Na última edição, o Rebanhão recebeu cerca de 10 mil pessoas.

Para Sthéfane, o último dia do feriado de carnaval, quarta-feira de cinzas, é um momento de preparação para a quaresma — período que antecede a Páscoa, data importante para os cristãos. “Por esse motivo, eu escolho passar esses na presença Dele. E é muito bom. Deus fala muito ao meu coração. É um lugar cheio de alegria, onde não preciso de outras coisas para ter essa diversão”, diz a auxiliar administrativa, que acrescenta: “Minha expectativa é sair lá cheia do Espírito Santo”.

O analista de sistemas Pedro Henrique Campos, 30 anos, também irá procurar a presença de Deus durante a festa. Ele relata que passará a data no Retiro Espiritual Pentecostal Ebenézer (Repe), a 26 km de quilômetros de Brasília, do qual participa há 10  anos. “Este período sempre passo em retiro, por questão de fé e pela possibilidade de conviver com pessoas que professam a mesma religião que a minha”, diz. “Nós, cristãos, aproveitamos o tempo para seguir a nossa cultura e vida cristã, que é comunhão entre os irmãos, pregação e ensino da palavra de Deus, música gospel. O carnaval representa isso pra mim”, analisa.

Rebanhão

Data: 23, 24 e 25 de fevereiro

Horário: das 7h30 às 18h

Local: Arena Lounge — Estádio Nacional Mané Garricha

Informações: www.rccdf.org.br

Retiro Espiritual Pentecostal Ebenézer (Repe)

Data: 21 a 25 de fevereiro

Informações: (61) 3352-3231

Inscrições: ev.congressy.com/repe20

Retiro Alegria de Viver

Data: 21 a 26 de fevereiro

Local: Jardim Goiás, Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso (GO)

Informações: (85) 98753-3003 ou contato@templocentelhadivina. com.br

A Flor do Silêncio

Informações: www.cebb.org.br/centros/go/alto-paraiso

 

Departamento de Comunicação com informações do Correio Braziliense e Agência Brasília