Reunião de contadores do Sistema CFMV/CFMVs debate nova sistemática para elaboração do orçamento do exercício de 2021
No dia 2 de setembro, vinte contadores do Sistema CFMV/CRMVs participaram de uma reunião on-line para esclarecer dúvidas quanto à nova forma pela qual os conselhos regionais devem elaborar suas propostas orçamentárias, a partir do exercício de 2021. O encontro foi motivado pela publicação da Resolução CFMV nº 1348, de 27/08/2020, que alterou a Resolução CFMV nº 1049/2014.
A nova resolução alterou a forma de elaboração da proposta orçamentária a partir do exercício de 2021. Consequentemente, houve alterações na forma de registrar contabilmente os valores recebidos. Até este ano, a contabilidade dos CRMVs não apresentava de forma transparente o valor repassado de cota-parte ao CFMV, pois as receitas registravam apenas o valor líquido recebido pelos regionais, ou seja, 75% (setenta e cinco) por cento do total.
Com isso, os conselhos devem demonstrar de forma clara em seus balanços o total arrecadado e o montante equivalente aos 25% da cota-parte repassada ao Conselho Federal. Essa mudança já vale para a elaboração do orçamento do próximo ano, o qual deve ser encaminhado ao CFMV até o próximo dia 30.
Os participantes também decidiram criar um grupo de trabalho para estudar as modificações ocorridas por conta da nova resolução, gerando um modelo para o registro contábil, a partir de 2 de janeiro de 2021. O grupo também receberá propostas para alteração da tabela de centros de custos usada por cada regional.
Departamento de Comunicação