Novembro Azul: prevenção é o melhor remédio

O mês chega vestido de azul para promover uma das campanhas de conscientização mais relevantes do ano: o Novembro Azul. Com o intuito de estimular a prevenção contra o câncer de próstata, o movimento vem seguido anualmente por eventos e ações para tratar sobre a saúde masculina e a importância do diagnóstico precoce.

Quando se aborda a saúde do homem, o câncer de próstata precisa ser divulgado com seriedade e responsabilidade.

O que é o Novembro Azul?

A campanha mundial surgiu com a finalidade de reforçar o diagnóstico precoce e o combate ao câncer de próstata, além de promover o fim do preconceito contra a realização dos exames preventivos, como o exame do toque retal.

Aspectos culturais, como o machismo, ainda prejudicam o diagnóstico e controle da doença, já que para muitos homens isso está associado à perda da virilidade. Por consequência, existe muita dificuldade na hora de buscar ajuda médica, o que acaba levando a uma descoberta da doença já em estágio avançado, quando as chances de cura são baixas.

Apesar de tratar principalmente sobre o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul discorre sobre outros tópicos relacionados à saúde do homem. Câncer dos testículos, depressão e outras doenças também são assuntos importantes abordados por especialistas ao longo do mês.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um tumor que afeta uma glândula que só os homens possuem, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Essa doença, que deu origem ao Novembro Azul, é uma das principais causas de morte em homens, levando a mais de 14 mil óbitos no Brasil por ano, de acordo com o Portal da Saúde do governo federal. No país, esse é o terceiro tipo de câncer mais fatal para os homens, perdendo apenas para o de pulmão e o colorretal.

Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no entanto, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, vindo logo depois do de pele não melanoma. Estimam-se cerca de 66 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, em 2020.

Ainda segundo o instituto, este é considerado um câncer da terceira idade, já que mais de 75% dos casos no mundo são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. A ocorrência é bastante rara antes dos 40 anos. O maior perigo está relacionado ao fato de que costuma ser uma doença silenciosa, já que os tumores crescem de forma tão lenta que não chegam a ameaçar a saúde do homem. No entanto, pode haver a progressão rápida do tumor, atingindo outros órgãos e podendo levar à morte. Por isso, o Novembro Azul é tão importante, pois com o diagnóstico precoce as chances de cura podem chegar a 90%.

Novembro Azul: como prevenir?

Embora seja uma doença de difícil prevenção, visto que a ciência ainda não conhece todos os fatores de risco, sabe-se que a obesidade é um sinal de alerta. Como medida mais eficaz, especialistas recomendam adotar hábitos saudáveis. Confira os principais:

- Ter uma dieta saudável com menos gordura à base de frutas, verduras e cereais;

- Praticar atividades físicas diariamente;

- Evitar o fumo;

- Diminuir a ingestão de álcool.

Por fim, ingerir alimentos saudáveis faz bem à saúde e ainda ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.

Sinais e sintomas

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas, agindo de forma muito silenciosa. O diagnóstico deve ser buscado quando ocorrerem sintomas como:

- Dificuldade para urinar;

- Diminuição do jato de urina;

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

- Sangue na urina.

Muitas vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante investigar. Já na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, diversos sintomas urinários e, em casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como diagnosticar?

O diagnóstico não é nenhum mistério e é isso que o Novembro Azul busca mostrar, pois feito precocemente, sem dúvida, ajuda no combate à doença. Para isso, é preciso realizar dois exames indispensáveis:

- Exames de sangue para medir os níveis de antígeno prostático específico (PSA);

- Toque retal, que leva menos de um minuto e verifica o tamanho da próstata.

A realização desses exames é recomendada para homens a partir dos 50 anos, anualmente. A partir dessa idade, a incidência e a mortalidade aumentam significativamente. Já em casos de histórico familiar, o ideal é começar a prevenção a partir dos 45 anos.

Gostou de saber mais sobre a campanha Novembro Azul? Então te convidamos a assistir ao vídeo abaixo e apoiar esta causa tão importante.

 

Departamento de Comunicação, com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca)