1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho
Todos, um dia, fomos crianças e sonhávamos com o futuro, com as nossas profissões. Por parte dos adultos, sempre ouvíamos a pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”.
Temos certeza de que alguns realizaram seus desejos e outros seguiram caminhos muito diferentes para atingir seus objetivos. Mas desde o ano passado a vida nos pegou a todos de surpresa e nos obrigou a repensar sobre o trabalho e nossas relações com tudo o que gira em torno de nossas atividades. Bate aquela saudade de abraçar o colega do escritório, daquele aperto de mão verdadeiramente apertado, das aglomerações em eventos e reuniões.
Aprendemos a trabalhar de longe, de forma on-line, às vezes sozinhos e juntos ao mesmo tempo. Por fim, 2021 bateu na porta e nos deu a oportunidade de retornar, com muita cautela e prevenção, aos espaços físicos, mas ainda não conseguimos prever por quanto tempo ou se tudo voltará a ser o que era. Será?
O cenário de incerteza, medo e insegurança devido aos problemas de saúde pública faz com que esse 1º de Maio seja de reflexão. Todo o cenário atual e seus impactos nos afetam como trabalhadores e, sobretudo, como seres humanos.
No próximo sábado, Dia do Trabalho (e do Trabalhador), convidamos todos a respirar fundo, fazer uma pausa, descansar e refletir sobre o hoje e o futuro; refletir sobre o que aprendemos, o que e como fazemos e, ainda, onde podemos melhorar e inovar.
É tempo de aprendizado, é tempo de celebrar o hoje e a vida. É tempo de agradecer o empenho e a dedicação de todos nesse período de adaptação e desafios.
Feliz Dia do Trabalho a todos!
Diretoria do CFMV