Operação no Paraná testa o aplicativo de fiscalização
Em apenas cinco dias, a equipe de assessores técnicos e fiscais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) fiscalizou mais de 130 estabelecimentos da região de Cascavel. Ao todo, foram emitidos 132 termos de constatação e 71 autos de infração.
INOFISC
A operação contou com a participação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e dos regionais de Minas Gerais e Goiás, que acompanharam de perto o segundo teste oficial do aplicativo INOFISC, sistema digital de fiscalização criado pelo CRMV-PR em parceria com o CFMV.
“É um sistema que vai mudar a cara da fiscalização, que é nossa atividade finalística, em todo o Brasil”, avalia Igor Andrade, chefe do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) do Conselho Federal. A expectativa é que o sistema seja disponibilizado a todos os CRMVs no próximo ano.
Além de agilizar a comunicação entre fiscal e fiscalizado ao disponibilizar os documentos em formato digital e em tempo real, o INOFISC permite a otimização de recursos. De acordo com o secretário-geral do CRMV-PR, Leonardo Nápoli, “as visitas aos estabelecimentos, que demoravam aproximadamente 1h, agora duram em torno de 40 minutos, uma redução de 33%”.
Para Rafaela Luns, da equipe de fiscalização do CRMV-MG, a iniciativa representa um marco na fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs. “Na plataforma é possível rastrear dados e apresentar isso ao fiscalizado, garantindo informação e transparência. Esse projeto do Paraná em parceria com o CFMV colocará a fiscalização na era digital”, ressalta.
Outro ponto levantado foi a sustentabilidade. “É um trabalho de inovação muito importante que irá agregar tanto para o profissional quanto para a sociedade. Existe ainda a questão da economia de papel”, aponta Raquel de Souza Braga, fiscal do CRMV-GO e integrante do Grupo de Trabalho de Fiscalização do CFMV.
Experiência
Foi uma semana de imersão no sistema digital e na rotina de fiscalização do CRMV-PR, que serviram para a troca de experiências entre os regionais; Fernando Zacchi, assessor técnico do CFMV e integrante do Grupo de Trabalho de Fiscalização do CFMV, avalia como positiva a vivência. “A integração é sempre importante, porque vemos que as mesmas situações às vezes são abordadas de formas diferentes. Essa troca auxilia para que observemos quais práticas podem ser aplicadas em cada situação”.
Assessoria de Comunicação do CRMV-PR