Comissões e Câmaras Técnicas fazem balanço e planejam 2022

Após o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reformular várias comissões assessoras e nomear novos integrantes para compor as Câmaras Técnicas (CTs) de Medicina Veterinária e Zootecnia, é hora de fazer um balanço de 2021 e planejar 2022.

Por definição, as CTs compõem fórum qualificado de assessoramento técnico-consultivo e político-institucional das duas profissões à diretoria do CFMV. Suas atribuições são dadas pelas portarias nº 35/2021 (Medicina Veterinária) e nº 79/2020 (Zootecnia).

Já as oito comissões assessoras cumprem a função de assessorar a administração nos temas referentes a Animais Selvagens, Bem-Estar Animal, Desastres em Massa Envolvendo Animais, Educação da Medicina Veterinária e da Zootecnia, Medicina Veterinária Legal, Saúde Pública Veterinária e Tecnologia e Higiene Alimentar.

Comissões se organizam para o próximo ano

No dia 30 de novembro, com o intuito de organizar os trabalhos das comissões para o próximo ano, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e o tesoureiro José dos Santos Filho, coordenador das comissões, promoveram uma reunião on-line, com os presidentes dos oito colegiados.

Além de apurar o que vem sendo realizado, a diretoria aproveitou para ouvir as expectativas dos presidentes e sugestões sobre como apoiá-las no desenvolvimento das atividades desempenhadas pelos integrantes de cada grupo.

“Além dos relatórios normais que eles produzem, a conversa serviu para sentirmos como foi o trabalho das comissões nesse primeiro ano de gestão e onde o Conselho Federal pode ajudar mais”, explicou Santos Filho. “Ouvimos as pretensões dos presidentes para 2022 e aproximamos o contato para prestar a assistência”, reforçou Cavalcanti.

Câmaras Técnicas propuseram mudanças em resoluções e atualização de lei

Nomeadas no meio do ano, as duas CTs aproveitaram as reuniões realizadas ao longo do semestre para formular propostas de resoluções e textos para projetos de lei, bem como pareceres sobre temas que vêm ganhando cada vez mais relevância nas duas profissões.

Ambas, por exemplo, produziram sugestões para reformular a Resolução CFMV nº 619/1994 sobre o campo de atividades do zootecnista, e para atualizar a Lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de zootecnista. O objetivo foi levantar contribuições da Medicina Veterinária e da Zootecnia para esses tópicos.

Empossada em junho, a CT de Zootecnia é composta por cinco membros e, entre suas primeiras ações, realizou o I Fórum dos Zootecnistas do Sistema CFMV/CRMVs, que debateu durante três dias, na sede do CFMV, os campos de atuação profissional. Além disso, propôs a atualização de quatro resoluções. Já a CT de Medicina Veterinária tomou posse em junho e analisou questões técnicas da Medicina Veterinária, como telemedicina e odontologia veterinária. O grupo planeja, ainda, validar com a plenária a realização de um fórum, em 2022.

O material produzido pelas duas câmaras foi encaminhado à Diretoria do CFMV. Após análise, poderá se decidir pela formação de grupos de trabalho, visando à unificação do material elaborado, gerando propostas de resoluções, a serem validadas pela Plenária, e de projetos de lei, que podem ser apresentados pelos parlamentares ligados às profissões.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV