Sistema CFMV/CRMVs inicia gestão eletrônica de informações administrativas pelo CRMV-RN

Após 54 anos de sua criação, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) começa a deixar para trás a era do papel e inicia o processo de gestão eletrônica das informações administrativas. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte é o primeiro a ser contemplado com o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), ferramenta que está implantada no Conselho Federal desde o primeiro dia útil de 2022.

Na semana de 21 a 25 de fevereiro, os diretores, conselheiros e servidores do CRMV-RN participam de treinamento do CFMV para implantação e uso da plataforma web. A iniciativa é do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR/CFMV), em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (Detin/CFMV). No último dia de capacitação, o regional já passará a trabalhar em formato 100% digital.

“O regional do Rio Grande do Norte é o primeiro a receber a implantação do Suap, pois foi o nosso grande parceiro e interlocutor para a obtenção da ferramenta, cedida pelo Instituto Federal do RN. O Sistema CFMV/CRMVs contará com o Suap para evoluir e prestar melhores serviços aos profissionais e à sociedade. Em breve, estaremos todos interligados com a tramitação eletrônica de documentos em tempo real”, parabenizou Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV.

Segundo o presidente do CRMV-RN, Raimundo Alves Barrêto Júnior, o trabalho resultará na digitalização de todos os processos que tramitam entre o CFMV e os CRMVs. “Era um anseio antigo do Sistema CFMV/CRMVs e agora, finalmente, estamos deixando a era do papel para trás. Demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade e com a economicidade”, disse.

Suap

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN-Mossoró) e, ao longo do ano, será implantada em grande parte dos CRMVs do país.

O médico-veterinário e professor do IFRN, Josué Moreira, foi um dos responsáveis pelo processo de cessão do sistema. De acordo com ele, o Suap foi criado e desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa de alunos do instituto. “Hoje a ferramenta é utilizada por muitas instituições federais e órgãos públicos, e vai dar mais transparência e rapidez aos processos no CFMV e nos regionais”, afirmou.

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações da Assessoria de Comunicação do CRMV-RN