Plenária de fevereiro aprova representação brasileira na WVA

A Diretoria Executiva e os conselheiros aprovaram, por unanimidade, a participação do secretário-geral do CFMV, Helio Blume, na cerimônia de posse da nova gestão (biênio 2022-2024), da World Veterinary Association/Associação Veterinária Mundial (WVA). A decisão foi tomada durante a 355ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realizada em 16 de fevereiro, na sede da autarquia, em Brasília.

O evento será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no dia 29 de março, quando Blume será empossado como conselheiro da WVA para a América Latina. A data marca a primeira assembleia geral do novo mandato da WVA e terá, ainda, apresentações dos comitês de bem-estar animal, saúde única, gestão da indústria farmacêutica e educação em Medicina Veterinária.

Na ocasião, Blume acompanhará o 37° Congresso Mundial de Medicina Veterinária, realizado até 31 de março, para abordar as temáticas de saúde única, animais de produção e de companhia; equídeos; melhores práticas médico-veterinárias; e tecnologias inovadoras para a profissão.

“Queremos trazer o congresso da WVA para o Brasil e contamos com a nossa representatividade para valorizar a Medicina Veterinária no contexto mundial”, disse Francisco Cavalcanti, presidente do CFMV, ao parabenizar o parceiro de gestão.

Bahia

Diretoria e conselheiros que tomaram parte na plenária prestigiaram, virtualmente, a cerimônia de posse dos novos conselheiros efetivos e suplentes do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA), membros da gestão reconduzida para o triênio 2022-2025.

“Contem conosco para dar continuidade aos trabalhos iniciados no primeiro mandato e ficamos satisfeitos de saber que o regional segue com uma gestão comprometida e com trabalhos significativos para a valorização das profissões”, reconheceu Ana Elisa de Almeida, vice-presidente do CFMV.

Administrativo e financeiro

O CRMV do Rio Grande do Norte será o primeiro a receber a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para tramitação eletrônica de documentos. A iniciativa é uma retribuição pela interlocução do regional com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN-Mossoró), órgão responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

A plenária apreciou o boletim financeiro atualizado do CFMV e, por unanimidade, aprovou a primeira reformulação orçamentária de 2022 dos regionais do Maranhão, de São Paulo e de Sergipe.

A Comissão de Tomada de Contas (CTC) apresentou o relatório de atividades da última reunião, que analisou 69 processos administrativos físicos e outros 69 já pelo Suap, em meio digital.

Nominata

Participaram presencialmente da plenária toda a Diretoria Executiva: o presidente, a vice-presidente, o secretário-geral e o tesoureiro, José Maria Filho.

Dos conselheiros efetivos, compareceram Célio Garcia, Júlio Peres, Marcelo Teixeira, Olízio Claudino da Silva e Paulo Guerra, além do presidente do regional de Santa Catarina, Marcos Vinícius Neves.

Os trabalhos foram acompanhados remotamente pelo conselheiro efetivo Marcílio Magalhães e pelo conselheiro suplente Wirton Peixoto Costa. Como convidados, assistiram on-line à reunião os presidentes dos regionais do Ceará, Francisco Atualpa; do Pará, Nazaré Fonseca; e do Rio Grande do Norte, Raimundo Barreto, bem como o conselheiro efetivo do CRMV-RN Gerard Vicente de Medeiros e o médico-veterinário Josué de Oliveira, reitor do IFRN-Mossoró.

Assessoria de Comunicação do CFMV